Metadados
A associação está ativa?
Não
Pessoa ou grupo responsável
Altino Toledo
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro de Avaré tem sua origem nos anos 1990, com estatuto elaborado em reunião de fundação realizada em 1997, ainda que apenas em 2012 tenham sido feitos os registros necessários para a legalização burocrática da instituição. Bastante identificada com a área cultural, especialmente através da nacionalmente difundida Fampop (Feira Avareense de Música Popular), a cidade de Avaré tem relação estreita com o choro, principalmente devido às atuações ao longo de décadas de músicos como o bandolinista e marceneiro Luiz de Paschoal o bandolinista Jamil Caram, o violonista e luthier Antonio Teixeira de Abreu e o bandolinista Altino Toledo, professor do Conservatório de Tatuí, tendo sido um dos fundadores da área de choro da instituição em 1999.
Toledo foi presidente do Clube do Choro de Avaré e principal articulador de seus Festivais de Choro. Estes músicos foram formadores de conjuntos e responsáveis pela criação de um cenário propício ao gênero na cidade, que tem hoje como principais representantes o violonista João Camarero, o bandolinista e professor Altino Toledo e seu filho, o percussionista Rafael Toledo. O Clube do Choro teve como sua principal realização o Festival de Choro de Avaré, iniciado em 2011 e que em 2018 chegou à sua 8ª edição, sempre contando com rodas, apresentações e oficinas com chorões renomados como Luizinho 7 Cordas, Deo Rian, Gian Correa, Luís Barcelos, Antonio Rocha, Regional Imperial, Alexandre Ribeiro e Proveta, dentre outros.
Informações Complementares
O Clube do Choro de Avaré está desativado desde 2018, quando ocorreu o último festival de choro.
Website da associação
Página Facebook: https://www.facebook.com/clubedochoroavare/ Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsTJ2Vg8H3EMplNj5bPr0aA/videos
Referências
ALBUQUERQUE, Amauri. Mestre Teixeira: O Homem e o Choro. Direção e produção: Amauri Albuquerque. Avaré: Emncena Filmes, 2018. (61 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gdf9m2IVk-Y; https://vimeo.com/emncenafilmes. Acesso em: 12 Jul. 2021.
ORRU, Caio Vinicius Zévola. As origens sociais do choro: da “música de barbeiros” às rodas no sudoeste paulista (Avaré 1951-1990). Monografia (Licenciatura em História) – Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Avaré, São Paulo. 2020.
http://clubedochoro.org.br/blog/2012/11/15/ii-festival-de-choro-de-avare/. Acesso em 09 ago.2021
TOLEDO, Altino. Depoimento à equipe de pesquisa em julho de 2021.