Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Zeca Duarte (Ezequiel Zanoni Duarte)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Bairro N.S Fátima, Rua Ivone Jobim Vargas, 577 (Endereço de referência, trata-se da residência de Zeca Duarte)
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro da Serra foi criado em 2015 pelos amigos Ezequiel Duarte e Leonel Costa, com a pretensão de promover rodas de choro em Caxias do Sul, tendo o nome inicial de “Clube do Choro de Caxias do Sul”. Nos primeiros anos, junto com outros músicos da região, realizaram-se rodas de choro em bares e restaurantes com uma frequência mensal. Inicialmente os artistas que participavam se limitavam aos músicos do grupo Choros de Balcão e com o passar do tempo outros músicos passaram a participar esporadicamente das rodas como: músicos de samba, instrumentistas de sopro de orquestras da região, e músicos de grupos de percussão. Em 2019, os músicos do Conjunto Descendo a Serra e do grupo Garotos do Instrumental passaram a formar mais regularmente o grupo que veio a realizar uma roda de choro semanal, a Quinta do Choro, materializando assim o Clube do Choro da Serra Gaúcha. Esse nome foi escolhido a partir da percepção de que alguns dos músicos que participavam dos eventos não eram necessariamente da cidade de Caxias do Sul, mas sim de outras cidades da região. Entre os músicos que estiveram envolvidos neste processo podem-se destacar: Zeca Duarte, Leonel Costa, João Seben, Felipe de Moraes, Eduardo Arruda, Leonardo Reis, Beto Scopel, Daniel Balconi, Kelvin Kuiava e Kenrry Kuiava.
O Clube do Choro da Serra nunca foi uma instituição formal, tratando-se apenas de uma nomenclatura para o encontro de grupos amigos para realizar rodas de choro. Embora a região tenha um histórico de grupos que tocam samba e choro, este movimento de criar rodas voltadas especificamente para o choro, junto da criação de grupos com um repertório mais exclusivo para este gênero e a criação e composição de repertório autoral, são feitos inéditos para esta região do Rio Grande do Sul e pode-se dizer que têm sido um movimento importante para a divulgação e consolidação do gênero.
Como atividade de destaque do Clube do Choro da Serra Gaúcha é possível citar a realização da Semana do Choro da Serra Gaúcha em 2019, com diversas apresentações itinerantes e oficinas de instrumentos.
Website da associação
Referências
DUARTE, Ezequiel Zanoni. Depoimento à equipe de pesquisa em 14 de Maio de 2021.