Metadados
A associação está ativa?
Não
Pessoa ou grupo responsável
Juvino Alves dos Santos Filho
Região
Cidade/Estado
Endereço
(Atualmente sem uma sede fixa, o endereço indicado é o da atual residência de Juvino Alves Filho) Avenida Lomanto Júnior, 1206. Bairro Pontal. Ilhéus/BA. CEP: 45654-001
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro (posteriormente, Clube do Choro da Bahia) foi criado a partir de uma importante apresentação capitaneada pelo grupo de choro baiano “Os ingênuos” no Teatro Castro Alves (TCA), ocorrida em 20 de maio de 1977. O evento reuniu importantes expoentes do choro no Brasil à época e contou, entre os convidados, com o musicista convidado Paulinho da Viola. No ano seguinte, por motivos diversos, o Clube encerra suas atividades, retomando-as somente no dia 4 de dezembro de 2007 (dia de Iansã/Santa Bárbara na Bahia). Sua reativação é impulsionada pelo êxito da Roda de Choro do Teatro Vila Velha (2000-2006), idealizada e criada pelos músicos Juvino Alves e Elisa Goritzki. O retorno das atividades do Clube do Choro da Bahia ocorreu no Pátio do ICBA-Instituto Cultural Brasil-Alemanha-Goethe-Institut, em Salvador (BA), em homenagem aos mestres musicistas responsáveis por sua primeira formação. Em 2009, as atividades são novamente encerradas, devido à ida de Juvino Alves a São Luís, para lecionar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Sem alguém que desse sequência ao projeto, as atividades do Clube são retomadas em 2012, quando o músico retorna à Bahia na condição de docente da UFRB e membro da comissão de implantação do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB). Os encontros (rodas) ocorreram na casa Red River Café, localizada no bairro Rio Vermelho, em Salvador, entre 2013 e 2014. As apresentações do Clube do Choro da Bahia tinham duração média de três horas, contando sempre com um participante convidado que se somava ao grupo base do Clube. Os músicos convidados participavam durante os sessenta minutos finais das apresentações, estiveram presentes: Mateus Aleluia, Mario Ullôa, Fred Dantas, Messias Britto, Ailton Reiner, Tito Bahiense, Choro do Uirapuru, Pedro Aragão, Alexandre Vargas, Júlio Caldas, Bossa From Bahia, Sandra Simões, Nilton Azevedo, Jorge Ramos, Morde Pimenta, Janela Brasileira, Luciano Calazans, Guilherme Pimenta, Renatinho Tapajós. Por dificuldades financeiras a comprometer a continuidade dos trabalhos no Red River, um novo hiato é verificado nas ações do Clube, que tiveram novo fôlego com a criação da Roda de Choro do Recôncavo (UFRB), em 2017 (até 2019), na cidade de Santo Amaro (BA).
Informações Complementares
Na atualidade, as atividades do Clube do Choro da Bahia estão temporariamente suspensas, mas Juvino Alves pretende retomá-las em contexto propício.
Website da associação
https://www.facebook.com/Clube-do-Choro-da-Bahia-1375792606004804 https://www.youtube.com/channel/UCHFtbRUhmEDcHFG7bdM1ejw https://www.ocabahia.com/: OCA Bahia – Site recém-criado que reúne informações sobre diferentes projetos e instituições, entre eles, o Clube do Choro da Bahia.
Referências
SANTOS FILHO, Juvino Alves dos. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 17 de maio de 2021.