Coleção
Ações de Ensino
Item
Prática de Choro/ Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) / Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Olinda.
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Maíra Macêdo Moreira
Endereço
Av. Pan Nordestina, s/n, bairro Salgadinho, Olinda - PE, CEP.: 53020-281
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A proposta para a disciplina surgiu como iniciativa da professora Maíra Macêdo Moreira, através de um pedido para a direção da instituição. O intuito era aumentar a carga horária da professora cavaquinista com algo que não fosse restrito apenas a dar aulas de cavaquinho. E é assim que surge a disciplina Prática de Choro no CEMO. A disciplina começou sendo ofertada para alunos de todos os instrumentos interessados em estudar choro. No processo inicial dos encontros da disciplina, Maíra costumava chegar com um repertório praticamente fechado a ser estudado. Com isso a intenção era entender, e estudar o desenvolvimento e as possibilidades de trocas musicais de cada aluna e aluno que chegavam, já que não eram somente estudantes de cavaquinho, conhecidos da professora, que poderiam participar. De forma mais esmiuçada, para o primeiro momento a professora fazia uma leitura à primeira vista das partituras com os grupos de estudantes, para entender quais as possibilidades de cada um quanto ao entendimento da divisão rítmica, da fluidez de leitura das notas em seus instrumentos. A mesma tática era feita para perceber a desenvoltura harmônica das estudantes: montagem de acordes, desenvoltura de montar posições diferentes, condução dos baixos etc. Depois deste momento de conhecimentos e entrosamentos, Maíra Macêdo podia trabalhar de forma mais segura e direcionada um repertório que fosse possível para cada aluno. Quanto à metodologia, a professora ressalta que colocava todo mundo para tocar junto, independente da desenvoltura individual de cada. Para aqueles que estavam em um momento inicial de aprendizado com o respectivo instrumento, uma atenção mais cuidadosa era dada. O intuito era fazer com que cada aluna e aluno entendessem que o espaço da Prática era um lugar democrático em que poderiam ensinar e aprender sempre, uma aula, um laboratório em que estão livres e confortáveis.
Dimensão do Público Atingido
A Prática acontecia em um espaço muito amplo e de grande visibilidade do CEMO, por isso, desde sempre, durante as aulas, havia uma plateia. Outra coisa que a professora destaca que levou a atingir mais público foi a inclusão de outros naipes que não as cordas dedilhadas, como sopros e canto, além de um repertório de sambas cantados, mesmo sendo uma Prática de Choro. Com isso, Maíra destaca que os alunos chegaram até a fazer algumas apresentações a convite da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Olinda.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Alunas e alunos do CEMO, sem distinção alguma.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de espaço físico/salas de aula
Informações Complementares
A professora ressalta a importância do desenvolvimento da Prática de Choro para a comunidade do CEMO. Em um primeiro momento, quando as alunas e alunos começaram a ver os bons desenvolvimentos na disciplina, as aulas de instrumentos passaram a ser vistas como menos importantes. Para um segundo momento, o interesse nas aulas individuais de instrumentos foi retomado, uma vez que a vontade de se desafiar e aprender mais durante a Prática foi crescendo. Por fim, foi uma coisa boa de todas as formas. Maíra Macêdo traz o quanto aprendeu como pessoa e profissional com esta disciplina. Ela ressalta o quanto é importante perceber as diferenças de estudar teoria e prática, e que essas duas frentes são igualmente importantes. Ressalta também o fato de que as educadoras e os educadores precisam estar atentos aos vários contextos que interferem e estão nas vidas de seus alunos para além dos fazeres musicais de cada um.
Contato - Telefone
(81) 998681921
Contato - Email
maira.bandola@gmail.com
Referências
MOREIRA, Maíra Macêdo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 03 de maio de 2021.