Metadados
Pessoa ou grupo responsável
José Reis de Geus (“Zé do Choro”)/Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Endereço
Rua Marechal Deodoro, n° 237 – Setor Campinas – CEP 74.520-040.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
Inaugurado em 16 de novembro de 1988, o Instituto Gustav Ritter é uma instituição pública, mantida pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Nele são oferecidos cursos de ensino médio com especificação em artes, além de cursos livres nas áreas de música, dança e teatro. Em sua estrutura física, o Instituto possui 28 salas de aula de música, dança e teatro, além de Biblioteca, Instrumentoteca e salas administrativas. A abrangência do Instituto se expande para diversos bairros da capital, Goiânia e cidades que compõem a Região Metropolitana: Trindade, Inhumas, Senador Canedo, Bela Vista, Aparecida de Goiânia, Anicuns, Santo Antônio de Goiás, Nova Veneza, dentre outras. O curso de Música tem duração de 4 anos. Nos 2 últimos anos, o aluno precisa cumprir disciplinas nas práticas de conjunto, dentre as quais se incluem a Banda Sinfônica e a Oficina Livre de Choro. A Oficina Livre do Choro constitui-se de uma prática de conjunto que utiliza a metodologia de ensino coletivo, tendo como público alvo instrumentistas de sopro, cordas e percussão. Trata-se de uma disciplina do curso de Música, sendo também aberta à instrumentistas e interessados da comunidade em geral. A disciplina é oferecida pelo professor e clarinetista Zé do Choro.
Dimensão do Público Atingido
40 integrantes (1 turma). Não há um controle exato do número de alunos que já passaram pela disciplina.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Para entrar no curso regular da instituição, os alunos passam por um disputado processo de seleção. No caso da Oficina de Choro ( destinada a estudantes de música e instrumentistas amadores e profissionais) o ingresso ocorre mediante a realização de uma entrevista com os professores da prática.
Informações Complementares
O nome do instituto é uma homenagem ao professor Henning Gustav Ritter, um dos fundadores da Escola de Belas-Artes, hoje Faculdade de Artes Visuais da UFG. Renomado escultor, o professor Ritter foi um expoente das artes plásticas que impulsionou o movimento artístico em Goiás.
Website da Ação
Contato - Telefone
(62) 3201-4700
Referências
GEUS, José Reis de. Em depoimento para a pesquisa em 19 de abril de 2021.