Coleção
Ações de Ensino
Item
Oficina de Roda de Choro da Escola Livre de Artes Arena da Cultura / Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Du Macedo (professor da Oficina de Roda de Choro) Titane (coordenadora de música do Arena da Cultura)
Endereço
Escola Livre de Artes Av. dos Andradas, 367, 2º and. Sl. 301 a 350 Centro, Belo Horizonte
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A oficina de Roda de Choro é uma das ações de ensino que integram a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, criada pelo decreto municipal 15.775/2014 como parte da política de formação e descentralização da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A ELA-Arena oferece cursos e oficinas artísticas nas nove regiões da cidade e nasceu como um desdobramento do Programa Arena da Cultura criado em 1998 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A Escola é uma expansão deste Programa, e realiza atendimento para cerca de 2.500 estudantes por ano, ofertando cursos gratuitos, para pessoas de todas as idades, com certificado de conclusão. Atualmente a Escola Livre de Artes Arena da Cultura conta com dez coordenações de áreas artísticas e culturais. A Oficina Roda de Choro é ofertada desde 2016, a partir da identificação de uma demanda para aprendizagem e da vocação histórica do bairro de Padre Eustáquio como local de encontro e dinamização do Choro. As aulas abordam práticas de conjunto e aspectos interpretativos, estéticos e históricos, a partir de exposição, apreciação musical, referenciais teóricos, debate e análise. O curso tem duração de três horas semanais e é ministrado pelo músico e compositor Eduardo Macedo, conhecido como Du Macedo, licenciado em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais e professor de música na Escola Livre de Artes Arena da Cultura desde 2002. Durante a pandemia de Covid-19, a Escola Livre de Artes Arena da Cultura assumiu um formato de escola expandida, ofertando suas atividades para alunos de todo o mundo. A oficina Roda de Choro vem sendo ofertada também no formato virtual.
Dimensão do Público Atingido
A oficina Roda de Choro tem participação média de 15 alunos por semestre.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O público é predominantemente negro e de baixa renda. Em 2019, os alunos passaram a receber um vale social para mobilidade gratuita em transporte público, o que assegurou maior participação e assiduidade. Com a pandemia, as aulas estão sendo ofertadas desde 2020 no formato online.
Informações Complementares
Em 2014 o Arena da Cultura foi reconhecido internacionalmente como prática sustentável. O projeto ganhou a primeira edição do “Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura”, organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo. A entrega do prêmio aconteceu no dia 12 de novembro, na Cidade do México.
Contato - Email
secretaria.ela@pbh.gov.br
Referências
MACEDO, Eduardo. Entrevista à equipe de pesquisa em 30 de abril de 2021.