Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Santa Marcelina Cultura. Santiago Steiner, Supervisor de Cordas Dedilhadas.
Endereço
Largo General Osório, 147 – Luz. São Paulo
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Projeto Guri foi iniciado em 1995 pelo Governo de Estado, inicialmente sob a administração da Associação Amigos do Projeto Guri, destinado ao ensino de música para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto se expandiu gradativamente implementando polos na Capital e no interior do Estado de São Paulo. Desde 2008, a Organização Social Santa Marcelina Cultura passou a ser responsável pelos polos de ensino da Capital, sob o nome de Guri Santa Marcelina. Os polos têm cursos de instrumentos de orquestra e o curso de Cordas Dedilhadas, com aulas e práticas coletivas de Violão de 7 cordas, violão tenor, viola caipira, cavaquinho, bandolim, guitarra e contrabaixo. Embora o repertório trabalhado nas aulas não seja exclusivamente choro, o gênero tem forte representação, com maior ou menor ênfase, dependendo da formação do professor responsável. Além dessas aulas nos polos, o Guri mantém os Grupos Artísticos, que ensaiam no prédio da EMESP, região central e sede do projeto, como orquestras, bandas, corais, e entre eles, o Regional de Choro Infanto-juvenil do Guri, no qual participam cordas dedilhadas, sopro e percussão. Formado em 2013, já passaram pelo grupo aproximadamente 100 alunos. O ingresso é feito mediante teste prático realizado a cada início do ano. Os professores responsáveis pelo Regional são a flautista Lucila Ferrini e o violonista e bandolinista Santiago Steiner. O grupo teve diversos regentes convidados atuando por um ou mais anos, e desde 2019 o atual regente é o cavaquinista Marcelo Cândido. O Regional de Choro tem um programa de seis concertos por ano e faz alguns eventos em contrapartida para os patrocinadores do Guri. Até o ano de 2020 os ensaios ocorriam semanalmente nas tardes de sábado. Com o advento da pandemia de COVID-19, passaram a acontecer virtualmente, com apresentações também em formato online. O Regional tem um curso intensivo de uma semana em período integral, com um concerto ao final, normalmente no mês de julho, com algum músico convidado. O Guri realiza o empréstimo de instrumentos para determinados alunos do Regional. O Regional realizou concertos em espaços culturais de São Paulo, como o MASP, a Pinacoteca do Estado, e em CEUs, os Centros Educacionais Unificados, situados em regiões periféricas, levando o repertório do choro às regiões com menos ofertas culturais na cidade. Os grupos artísticos contam com apoio de diversos patrocinadores, com captação de recursos via Lei Rouanet, além da verba do Governo do Estado.
Dimensão do Público Atingido
O Núcleo de Cordas Dedilhadas do Guri abre cerca de 500 vagas por ano distribuídas em 11 polos de ensino. O Regional Infanto-Juvenil do Guri tem 12 vagas, preenchidas mediante teste seletivo, sendo um grupo de excelência, fazendo parte dos Grupos Infantis e Juvenis da organização.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Jovens de 12 a 18 anos. O projeto tem polos de ensino espalhados por toda a capital, sendo a grande maioria em regiões periféricas. Dessa maneira, o projeto tem uma atuação expressiva em áreas de vulnerabilidade social. No entanto, o acesso é gratuito para qualquer interessado dentro desta faixa etária.
Website da Ação
Contato - Email
Santiago Steiner. santiago.steiner@santamarcelina.org.br
Referências
Website do Guri Santa Marcelina. Disponível em: http://gurisantamarcelina.org.br/. Acesso em: 29 abr. 2021
Website do Projeto Guri. http://www.projetoguri.org.br/ 2021
ROSA, Luciana F. Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes USP, São Paulo, 2020.
STEINER, Santiago. Depoimento à equipe de pesquisa em 29 abr. 2021.