Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Direção do Festival: Evandro Matté
Endereço
Não há um endereço fixo As aulas de choro ocorrem nas salas da Universidade Católica de Pelotas - UCPEL. As apresentações são itinerantes em diversos locais da cidade como a Praia do Laranjal, Largo do Mercado Público, Theatro Guarany e Bibliotheca Pública Pelotense. Sede SESC Pelotas - Endereço da organização do evento R. Gonçalves Chaves, 914 - Centro, Pelotas - RS, 96015-560
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Festival SESC de Música está atualmente em preparação de sua XI edição e inclui na sua estrutura de cursos os núcleos de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica, com um corpo docente de 50 professores de 14 países. Ocorre anualmente em janeiro ou fevereiro, e tem duração de aproximadamente 2 semanas. O ensino do choro no contexto do festival se inicia a partir do III Festival (2013) com os professores Eduardo Neves, Rogério Caetano, Celsinho Silva e Luis Barcelos. Permanece sem atividades de ensino de choro do IV até IX Festival (2018), onde o choro volta na modalidade de oficina com duração reduzida em relação aos demais cursos do Festival, e no ano seguinte até o presente momento se encontra com duração igual aos demais cursos. A partir do mencionado ano de 2018, o núcleo de choro é coordenado pelos professores da Oficina de Choro de Porto Alegre, integrantes do Sexteto Gaúcho: Mathias Pinto (Violão de 7 Cordas e Coordenação); Elias Barboza (Bandolim); Alexandre Susin (Cavaquinho); Guilherme Sanches (Percussão), Matheus Kleber (Acordeon e Teclas); Lucian Krolow (Sopros). A metodologia empregada é a de estudo separado em instrumentos/naipes e prática de conjunto, com apresentações em pequenas formações e bandão, em diversos pontos da cidade de Pelotas. Destaca-se a transcendência do Festival na comunidade de Pelotas pela inserção continuada de atividade pedagógica ao longo dos anos, que permite a interação de músicos da região com outras regiões do estado e do Brasil. Além disso, há um processo de formação de público contínuo de maneira descentralizada na cidade com o Festival. (Artistas que passaram pelo Festival: Cliff Korman, Pagode Jazz Sardinha’s Club, Hamilton de Holanda, André Mehmari, Sexteto Gaúcho).
Dimensão do Público Atingido
O número aproximado nas oficinas de choro é de 50 alunos por edição, vindos de todas as regiões do Brasil. O número geral estimado por Festival é de 500 alunos. O público alcançado pelas apresentações diversas que ocorrem no Festival é bastante alto por se tratarem de eventos públicos abertos a toda a população da cidade.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Atividade pedagógica com seleção e inscrição paga. Público jovem, em geral em processo de formação acadêmica em cursos de música espalhados pelo Brasil. Apresentações gratuitas com público amplo na cidade.
Website da Ação
Contato - Telefone
(85) 988024218
Contato - Email
festival@sesc-rs.com.br Assessoria de Comunicação do Sesc||RS por: jornalismo@sesc-rs.com.br
Referências
Portal Eventos. Cultura por toda parte em Pelotas: III Festival Internacional Sesc de Música segue até 26 de janeiro. Disponível em: https://www.revistaeventos.com.br/Destino/Cultura-por-toda-parte-em-Pelotas:-III-Festival-Internacional-Sesc-de-Musica-segue-ate-26-de-janeiro Acesso em: 26/04/21.
SESC RS. Oficina de Choro é novidade do 8º Festival Internacional Sesc de Música. Disponível em:
https://www.sesc-rs.com.br/noticias/oficina-de-choro-e-novidade-do-8o-festival-internacional-sesc-de-musica/
Acesso em: 26/04/21.
SESC-RS. Disponível em:https://www.sesc-rs.com.br/festival/ Acesso em: 26/04/21.