Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Raquel Aranha
Endereço
Não tem endereço fixo.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Festival Pixinguinha no Vale ocorre anualmente, desde 2016, na região do Vale do Paraíba em São Paulo, sendo a principal cidade São José dos Campos. Sua idealizadora e organizadora é a violinista e bandolinista Raquel Aranha. A estrutura do festival contempla oficinas de bandolim, cavaquinho, violão de seis e sete cordas, sopros e percussão, palestras sobre história, patrimônio musical e aspectos estilísticos do choro, além do “bandão” e de shows, usualmente concentrados em uma semana. Nomes consagrados do choro já participaram do evento, incluindo alguns professores da EPM, que realizaram palestras e recitais. Na maioria das vezes o festival foi realizado com pouco ou nenhum subsídio, com muitos professores e produtores atuando voluntariamente. No ano de 2020, por conta da pandemia de COVID -19, o festival ocorreu online, com participantes de várias partes do Brasil e do mundo, no formato de oficinas e workshops durante cerca de dez semanas. Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli, Marcus Thadeu e Celso Silva - músicos e professores da EPM - participaram do evento. Foi o primeiro festival de choro em formato online a nível mundial. Alunos de seis países e mais de cinquenta municípios brasileiros participaram do evento (ver registros no canal do youtube). Em 2021 ocorreu a 6ª edição do festival, também online, dessa vez com recursos advindos da Lei Emergencial Aldir Blanc.
Dimensão do Público Atingido
Número estimado de participantes inscritos desde a primeira edição: 2.000
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O público reúne profissionais e amadores da música, e especialmente nas oficinas virtuais houve um equilíbrio importante de gêneros (ao contrário do formato presencial, predominantemente com participantes masculinos). O festival é gratuito desde sua primeira edição.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita remuneração de professores
Contato - Email
Raquel Aranha. raqaranha@gmail.com
Referências
ARANHA, Raquel. Depoimento à equipe de pesquisa em. 6 maio de 2021/
ROSA, Luciana F. Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes USP, São Paulo, 2020.