Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Instituto Casa do Choro – Jayme Vignoli (presidente), Luciana Rabello (vice-presidente), Mauricio Carrilho (diretor), Paulo Aragão (diretor), César Carrilho (diretor), Celso Silva (diretor)
Endereço
Rua da Carioca, 38 / Av Pasteur, 436 – Urca (Uni-Rio)
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A Escola Portátil de Música é uma das maiores referências no ensino do choro do país. Foi criada por músicos de choro em 2000 (Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Álvaro Carrilho, Celso Silva e Pedro Amorim), a partir da necessidade de passar adiante seus conhecimentos sobre o gênero. O nome foi dado por Hermínio Bello de Carvalho, se referindo à ideia de expandir o projeto para outras cidades. Começou com cerca de 50 alunos na Sala Funarte, alcançando hoje aproximadamente 1000 alunos nos Núcleos Urca (campus da Uni-Rio) e Casa do Choro. Após a pandemia, em 2020, com o formato online, este número cresceu, com a inscrição de alunos de outros estados e países. Desde o funcionamento no campus da Uni-Rio, na Urca, em 2005, a EPM passou a ser um projeto de extensão da universidade. Antes de ir para a Urca a escola funcionou na Lapa, no prédio da Escola de Música da UFRJ (entre 2000 e 2003), com o nome “O Choro na Escola” e em uma casa alugada na Ladeira da Glória, com o nome “Oficina de Choro – Escola Portátil de Música” (2004), sempre aos sábados, pela manhã. A EPM oferece aulas de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, contrabaixo, violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, percussão, piano, canto e canto-coral (adulto e infantil). Além das aulas de instrumentos, são oferecidas aulas de apreciação musical, história do choro, acompanhamento de samba, teoria musical, harmonia, arranjo, composição, prática de conjunto e musicalização para crianças [ver Informações Complementares]. A equipe é formada por cerca de 40 professores [ver Informações Complementares], entre eles, músicos profissionais atuantes, com carreiras consolidadas. Os próprios professores elaboram o currículo e produzem o material didático da escola. Como filosofia metodológica de ensino, a EPM acredita na aprendizagem coletiva a partir da espontaneidade do ambiente da roda de choro. Uma das disciplinas da escola é uma prática de roda de choro que acontece no pátio da universidade, onde encontram-se alunos com níveis variados de aprendizado musical, com a presença de monitores para dar suporte aos mais iniciantes. O ensaio aberto semanal do Bandão, reúne todos os alunos da escola e virou uma atração turística. Aos pés do Morro da Urca, curiosos e amantes do choro comparecem toda semana para ouvir os arranjos especialmente feitos para o grupo, sejam de clássicos da música brasileira, sejam de composições inéditas. Além do Bandão, outros grupos nasceram na EPM e hoje atuam no circuito cultural brasileiro. Entre eles, destacam-se a Furiosa Portátil, banda com ênfase nos sopros, a Camerata Portátil, composta por violões, cavaquinhos, bandolins, flautas, clarinetes e percussão; o Regional Carioca, com dois CDs lançados no mercado; e ainda os Matutos de Cordeiro, jovens e talentosos músicos dessa pequena cidade da região serrana, que também já gravaram dois discos. A EPM promove festivais nacionais de choro desde 2004 com aulas, workshops, prática de conjunto, rodas e shows em cidades como Mendes, Leme e no próprio Rio de Janeiro. A escola tem parcerias com outras duas instituições de ensino que adotam a sua metodologia: a EPM HOLANDA https://choroschool.com/ e a EPM Florianópolis https://www.epmfloripa.com.br/
Dimensão do Público Atingido
Em 21 anos de existência, cerca de 20.000 pessoas já se inscreveram na EPM. O público atual é de 1.165 inscritos.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O público alvo inclui amadores e profissionais de todas as faixas etárias a partir de 6 anos de idade, mas especialmente adultos. A escola já teve patrocínio de duas empresas, a El Paso e a Petrobras, mas desde 2014 só conta com o pagamento da semestralidade dos alunos. Atualmente a escola tem 50 bolsistas integrais e cerca de 10% dos inscritos têm algum benefício.
Informações Complementares
Relação de professores e disciplinas oferecidas na Escola Portátil de Música em 2021 Amélia Rabello - canto Ana Rabello - cavaquinho Anna Paes - violão Aquiles Moraes – trompete Beatriz Paes Leme - harmonia Celsinho Silva - pandeiro Cristóvão Bastos – piano e prática de conjunto avançada Eduardo Silva - pandeiro Estela Manfrinato – técnica vocal Evelyne Garcia – canto-coral, grupos vocais e coro infantil Fernando Leitzke - piano Ignez Perdigão – canto-coral, grupos vocais, coro infantil e leitura rítmica Iuri Lana Bittar - violão Jayme Vignoli - cavaquinho João Bouhid - musicalização Jorge Oscar - contrabaixo Julião Pinheiro – violão contraponto Kiko Horta - acordeon Leonardo Pereira – prática de samba Lucas Porto – violão Maurício Carrilho – violão e composição Luciana Rabello – cavaquinho, prática de samba e história do choro Luiz Flávio Alcofra - violão Magno Julio – percussão e musicalização infantil Marcílio Lopes – harmonia do choro, leitura rítmica e solfejo Marcus Thadeu – percussão, pandeiro e bandinha portátil Marlon Júlio – violão para crianças e musicalização Maycon Júlio – bandolim e musicalização Maria Souto - flauta Miguel Rabello – acompanhamento da aula de canto e prática de conjunto avançada Naílson Simões - trompete Naomi Kumamoto – flauta e prática de orquestra de flauta Oscar Bolão - bateria Paulo Aragão – história do choro Paula Borghi – violão Pedro Amorim - bandolim Pedro Paes – clarinete e saxofone Rafael Mallmith – violão contraponto Rui Alvim – clarinete e saxofone Ruy Oliveira – piano e canto-coral Saulo Ligo - cavaquinho Thiago Osório – trombone, tuba, bombardino e bandinha portátil Tomaz Retz - flauta Nailor Proveta – linguagem melódica do choro
Website da Ação
Contato - Email
epm@escolaportatil.com.br
Referências
ROSA, Luciana Fernandes. Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes USP, São Paulo, 2020.
ARAGÃO, Paulo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 14 de abril e 11 de agosto de 2021.
GREIF, Elza Lancman. Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música. Tese (Doutorado em Música) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Letras e Artes. Rio de Janeiro, 2007.