Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Secretaria de Estado da Cultura
Endereço
Rua da Estrela, 363 – Praia Grande. São Luís/MA. CEP: 65010-200.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM) é uma instituição de ensino público de música do Estado. Oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, na área de formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico). A EMEM foi criada em 1973, sendo inaugurada em 1974, ocupando três prédios distintos, até passar a ocupar o local atual: um sobrado colonial do século XVIII, onde viveu a pianista, professora e presidente da antiga Sociedade de Cultura Artística, Lilah Lisboa de Araújo, homenageada com o nome da Escola. O prédio foi restaurado especialmente para abrir a EMEM, acusticamente tratado e climatizado, além de ser equipado com salas de aula e um auditório com capacidade de 180 lugares. Devido à alta demanda, um anexo foi criado, no prédio vizinho que também abriga sala de aula e sala de ensaios. Desde 2002, quando foi inaugurado o prédio na Fonte do Ribeirão, a EMEM passou a contar com um espaço de estúdio de gravação e mixagem, com objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, mas que também serve aos docentes da instituição. Das atividades disciplinares, existem aulas práticas e teóricas, a exemplo das disciplinas de História da Música, Harmonia, Percepção Musical. Conforme os programas desenvolvidos pela escola, a evolução da música instrumental maranhense é estudada avaliando-se as contribuições em sons de cordas, piano, sopro e percussão. São destinadas ao estudo de teoria e percepção de canto e instrumentos como Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra elétrica, Piano, Percussão, Trombone, Trompete, Trompa, Violão Clássico e Violão Popular. A relevância para comunidade ultrapassa o âmbito restrito aos alunos, pois ao longo de todo ano letivo são oferecidos gratuitamente à comunidade: Cursos, Seminários, Workshops, Exposições Didáticas, “Semanas”, entre outros eventos. Destaca-se o Projeto Via Musical, que leva a música feita pelos alunos da EMEM às escolas das redes públicas municipal e estadual, objetivando formar plateias através de concertos didáticos. A EMEM possui o Núcleo do Choro da EMEM, formado por professores e alunos, e que ainda conta com as colaborações de muitos ex-alunos. Isso resulta em ações direcionadas especificamente ao Choro, como por exemplo as atividades anuais em torno da comemoração ao Dia Nacional do Choro. Nota-se também que a EMEM constitui berços de agrupamentos musicais, nos diversos segmentos, inclusive do Choro. Um exemplo é o Grupo Instrumental de Chorinho da Escola de Música ‘Pixinguinha’, que se formou nos corredores da Escola no final da década de 1980. São vários os grupos vocais e instrumentais ativos na vida musical maranhense que atuaram na EMEM, seja na condição de alunos ou professores, em várias gerações ao longo destas quase 5 décadas.
Dimensão do Público Atingido
A EMEM lança edital para a inscrição de novos alunos. Considerando o primeiro semestre do ano de 2020, foram oferecidas 87 vagas para os cursos de Técnico em Instrumentos Musicais e Técnico em Canto. São reservadas 5% das vagas para candidatos com necessidades especiais (PcD), de acordo com o decreto federal número 3298/99, em seu artigo 4º incisos I,II,III,IV e V.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O ingresso é feito mediante processo seletivo, divulgado previamente. Geralmente a Escola preenche em torno de 50 vagas nos cursos técnicos em instrumentos e canto lírico, exigindo conhecimentos musicais básicos. E em torno de 30 vagas para os cursos fundamental infantil e adulto, que não exigem formação básica. As vagas contemplam crianças de 9 a 13 anos de idade e adultos a partir de 14 anos. É necessário o pagamento de taxa de inscrição de 5 reais, e no caso de selecionado, uma taxa de matrícula no valor de 60 reais. Para os alunos do Curso Técnico a seleção será realizada em duas etapas, a primeira uma avaliação teórica por meio de prova escrita (eliminatória) e a segunda (classificatória) constará de prova prática com a execução de programa estabelecido no edital para o instrumento desejado. Para os candidatos ao curso fundamental infantil e adulto a seleção também acontece em duas etapas, sendo a primeira na forma de sorteio e a segunda, para os sorteados, um teste realizado por uma banca examinadora que avaliará ritmo, coordenação motora e entoação.
Informações Complementares
Em 2020, a escola teve suas atividades interrompidas por conta do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Foi realizado pesquisa de opinião com os alunos no que tange retorno em formato híbrido, mas não há informações disponíveis sobre o conteúdo deste questionário (acessível em https://forms.gle/oJpxLp1dbUHy6mzb7)
Website da Ação
Contato - Telefone
(098) 3218.9940 (Institucional)||(98) 3218.9941
Referências
Pesquisa da Professora Lisianne Nina, “EMEM: Uma abordagem Histórica” que consta no website da Escola.