Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Nailor Proveta (Diretor Artístico-Pedagógico). Léo Rodrigues (2019- 2021), Gian Correa (2016-2019) (prática de choro)
Endereço
Parque do Ibirapuera, Teatro do Auditório. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. São Paulo -SP.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A Escola do Auditório foi fundada em 2005 juntamente com o Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, dentro do parque do mesmo nome. A proposta da Escola é ensinar música brasileira com ênfase no universo popular, para jovens da rede pública de ensino e residentes em áreas periféricas. Até 2020 a escola atendia cerca de 170 alunos anualmente. Os cursos são livres, com cinco anos de duração, eram oferecidos em aulas individuais em mais de 20 instrumentos, entre madeiras, metais, percussão, cordas dedilhadas, piano, guitarra, contrabaixo elétrico e canto. Havia disciplinas teóricas como iniciação musical, teoria, harmonia, improvisação, percepção rítmica e melódica e práticas de conjunto, como coral, orquestras e choro. A escola tinha grupos instrumentais que se apresentavam com regularidade: o Coral, a Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), a Furiosa Portátil e a Orquestra Brasileira Infantil (Obinha), que contemplavam a maioria dos estudantes. Os alunos recebiam uma bolsa de estudos, vale-transporte, lanche, material didático e empréstimo de instrumentos para levar para casa. O quadro de professores era composto de músicos de intensa atuação profissional na música brasileira. Embora a Escola do Auditório abordasse a música brasileira como um todo, a prática de conteúdo de choro ocorria em diversos grupos e atividades. Existia uma prática de conjunto de choro, no formato de um regional, com 5 a 6 integrantes: 2 solistas, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas e percussão. Este curso tinha duração de 2 semestres e foi ministrado pelo violonista Gian Correa (2016-2019) e pelo percussionista Léo Rodrigues (2019-2-21). A prática era oferecida a partir do 3º ano e foi uma demanda dos próprios alunos. Nesta prática eram trabalhados assuntos relativos à dinâmica de roda de choro, como interação entre os músicos, o contato visual, divisão de melodias, improvisação etc. O diretor artístico, Nailor Proveta, trabalhava o conteúdo de choro, sobretudo linguagem, articulação e diferenciação de levadas, nas práticas da OBA e da Furiosa Portátil. Nas aulas particulares, a abordagem de choro dependia mais da orientação e do professor de instrumento. Instrumentos que são mais tradicionais no choro, como cavaquinho, bandolim, violão de 7 cordas, tradicionalmente usados no choro, tinham uma ênfase maior. No entanto, alguns professores como José Luiz Braz, de clarinete, Gabriela Machado, flauta, abordavam o repertório de choro em seus cursos. Entre os egressos da escola, ao menos dois grupos de choro profissionais se formaram: Chorando em Ré Menor e Regional Mistura.
Dimensão do Público Atingido
Ao longo dos cinco anos, em torno de 50 alunos e alunas participaram da Prática de Choro. A escola atendia cerca de 170 alunos anualmente.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Estudantes da rede pública de ensino da cidade de São Paulo com idade entre 13 e 19 anos.
Informações Complementares
A gestão inicial do Auditório do Ibirapuera, incluindo a Escola do Auditório, foi fruto de uma parceria entre a prefeitura e a operadora de telefonia TIM, de 2005 a 2010. De 2011 a 2020 a gestão foi realizada pelo Itaú Cultural. Em 2020 o Parque do Ibirapuera como um todo foi privatizado, passando a pertencer à empresa Urbia, que passou a gerir o Auditório e a Escola. Durante a pandemia, a escola manteve aulas à distância. Em 2021, A Escola de Música do Auditório Ibirapuera passou por uma transição de gestão e a prática de conjunto ligada ao Choro não está definida por falta de alunos para ocupar as vagas de instrumentos para a prática de regional. A partir do segundo semestre, as atividades da Escola foram suspensas pela gestora Urbia, por período indeterminado. Um grupo de músicos paulistas e professores da Escola entrou com uma ação junto à Justiça de São Paulo para que a concessionária retomasse as atividades. (ver referências).
Website da Ação
Não há indicação
Contato - Email
alexandre.sacchi@urbiaparques.com.br
Referências
https://www.itaucultural.org.br/escola-do-auditorio__8
Acesso em 23 jul 2021.
https://www.itaucultural.org.br/escola-do-auditorio-abre-inscricoes-para-processo-seletivo__2?fbclid=IwAR3HLczsHgWfVAaWOhluk32GmBIUDm4UneIYmVgurv_pvu5foSxHJ1MpOgw. Acesso em 23 jul 2021.
hhttp://portale.icnetworks.org/secoes/noticias/encerra-periodo-gestao-itau-cultural-auditorio.Acesso em 23 jul 2021.
https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/12/1714857-escola-do-auditorio-ibirapuera
-celebra-dez-anos-em-dois-concertos-gratuitos.shtml
https://www.itaucultural.org.br/escola-do-auditorio-em-2017 Acesso em 23 jul 2021.
https://cultura.uol.com.br/noticias/35260_juiz-determina-retorno-das-aulas-da-escola-do-auditorio-do-ibirapuera-sob-multa-diaria-de-r-50-mil.html. Acesso em 13 ago 2021.
CORREA, Gian. Depoimento à equipe de pesquisa em 6 de maio de 2021.
LORDY, Camila. Depoimento à equipe de pesquisa em 26 de maio de 2021.
SIDHARTA, Salomão. Depoimento à equipe de pesquisa em 30 de junho de 2021.