Coleção
Ações de Ensino
Item
Escola de Música da AMC – Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Escola de Música da AMC – Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense - Coordenadora: Samara Líbano
Endereço
Rua Duque de Caxias, 536 – Vilar dos Teles – São João de Meriti – RJ cep 25560-060
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense é uma entidade sem fins lucrativos, criada e legalizada em fins de 1991. Seus fundadores são Coquinho do Vilar, Bernard von der Weid, Lena de Souza, Ronadinho da Matriz e Amarildo Cardozo. O objetivo central dos projetos desenvolvidos na associação é o resgate da cidadania através da cultura, em ações culturais, de ensino do choro e do samba. A escola de música funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, com aulas voltadas para a performance dos instrumentos violão de 6 e 7 cordas, bandolim, cavaquinho, clarineta, flauta doce, flauta transversal, percussão e teoria musical. O corpo docente é formado por sete professores: Samara Líbano (coordenadora e professora de violão), Daniel Rozário (violão), Sidney Ferreira (violão e bandolim), Sheila Moysés (professora de instrumentos de sopro), Jeovan Delavechea (professor de cavaquinho), Monique Aces (professora de violão) e William Favireza (professor de percussão). Uma das ações da escola é o projeto “Oficinas de Samba e Choro”, que promove o encontro entre alunos da escola e músicos e compositores renomados, em shows que acontecem na própria escola. Já estiveram lá nomes como Zé da Velha e Silvério Pontes; Andréa Ernest Dias e Turíbio Santos; Os Matutos; Afonso Machado, Bartholomeu Wiese e Rui Alvim, entre outros. A AMC já realizou diversas apresentações públicas em espaços como museus e centros culturais (Museu Villa-Lobos, Museu da República, Casa de Cultura de Conservatória), salas de concerto (Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro BNDES, teatros do SESC), hotéis, restaurantes, livrarias, escolas públicas. Esteve presente em eventos internacionais, na UNESCO (Paris, França), Jogos Pan-Americanos, etc. A AMC tem um CD duplo de samba e choro que é resultado de uma parceria com o BNDES, através do projeto “Transformando com Arte”. Os CDs tem obras autorais de compositores da AMC, e participação de artistas como Ademilde Fonseca. Elton Medeiros, Monarco e Nelson Sargento. As ações de ensino e de produção cultural da AMC têm contribuído para que seus alunos ingressem no mercado de trabalho e desenvolvam consciência do valor cultural do choro e do samba.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Crianças e jovens de baixa renda.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de bolsas/apoio para alunos de baixa renda | Necessita remuneração de professores
Informações Complementares
Atualmente a AMC não tem patrocinador mas conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, da associação de Amigos da AMC e do LAB-Cultura Viva. Está ativa a campanha “SOS 23 anos de AMC” para angariar fundos para dar continuidade ao projeto, aumentando o número de “amigos da AMC”, com doações mensais.
Website da Ação
Contato - Telefone
(21) 2752-8876
Contato - Email
amcbf1@gmail.com
Referências
Website da Escola de Música da AMC – Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense. Disponível em https://www.escolamc.com.br/. Acesso em 06 de agosto de 2021.
LÍBANO, Samara. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 15/07/2021.