Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Clube do Choro de Santos- Diretor da Escola: Luiz Fernando Ortiz
Endereço
Mercado Municipal de Santos Praça Iguatemi Martins, S/N Vila Nova.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas está vinculada ao Clube do Choro de Santos e conta com apoio da prefeitura municipal de Santos. Até o início de 2020, contava com o apoio financeiro do Vicariato para a Dimensão Social da Evangelização da Diocese de Santos, interrompido como início da pandemia de COVID-19. A escola contava também com o apoio da Nita Alimentos, que encerrou o seu patrocínio ao final de 2020. Atualmente a escola está em busca de patrocinadores para dar continuidade às atividades, e os professores estão continuando as aulas voluntariamente. A escola já teve mais de 200 crianças e adolescentes em seus quadros desde o início de sua atuação, em 2011. Em 2017, a escola iniciou a execução do projeto Música e Cidadania, através de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, estendendo sua atuação em escolas públicas. No entanto, o projeto não obteve apoio financeiro para continuar nos anos posteriores. As apresentações de alunos ocorrem em eventos de cunho social e filantrópico, tanto públicos quanto privados, além das apresentações promovidas pelo Clube do Choro nos teatros da cidade. Em 2019, a escola oferecia 40 vagas distribuídas em cada uma de suas duas turmas gratuitas, uma no período da manhã e outra no período vespertino. Os cursos oferecidos eram: violão de seis e sete cordas, cavaquinho, flautas doce e transversal, clarinete, bandolim e pandeiro, em aulas coletivas. As aulas eram ministradas em uma sala no Mercado Municipal, no bairro de Vila Nova, às terças e quintas-feiras. O curso tem duração de três anos e a escola tem como objetivo, além do ensino de música, a promoção da cidadania para seus alunos. As novas turmas se abrem a cada três anos, uma vez que a escola faz o empréstimo de instrumentos para os alunos. Alguns grupos de choro foram formados com egressos da escola e atuam profissionalmente, como o grupo Choro e Afins e o Quarteto Tétrade, criado no final de 2020.
Dimensão do Público Atingido
A escola já atendeu mais de duzentas crianças e adolescentes. Atualmente conta com duas turmas de cerca de 20 alunos cada, que estão fazendo aulas virtualmente.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, sobretudo das regiões de Vila Nova e Paquetá, que concentram grande número de cortiços na cidade de Santos. No entanto, a escola é aberta e gratuita para qualquer interessado/a dentro da faixa etária.
Informações Complementares
A escola atualmente utiliza instrumentos musicais e equipamentos em sistema de empréstimo pela prefeitura Municipal de Santos.
Website da Ação
Contato - Telefone
(13)99105 6315 (Luiz Fernando Ortiz)
Contato - Email
lfc.ortiz@gmail.com
Referências
Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 cordas. Disponível em: http://www.choroecidadania.org.br/. Acesso em 28 abr. 2021.
ROSA, Luciana F. Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes USP, São Paulo, 2020.
ORTIZ, Luiz F. depoimento à equipe de pesquisa em 28 abr. 2021.