Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Geraldo Vargas
Endereço
Serv. Natureza, 10 - Campeche, Florianópolis - SC, 88065-030
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A Escola forma-se em um momento em que o curso de formação técnica da Escola Livre de Artes da Fundação Municipal de Artes de Florianópolis, onde Geraldo Vargas era professor de práticas de choro em vários instrumentos, é encerrado. Nessa instituição, que precede a EPM, já havia sido formada a Orquestra de Choro Campeche. Portanto, no ano de 2017, a Escola Portátil de Música de Florianópolis é fundada através de parceria do Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, absorvendo o público que realizava formação no extinto curso da Fundação Municipal de Artes de Florianópolis. A EPM Floripa, além dos cursos locais, periodicamente oferece atividades extras com professores da EPM do Rio de Janeiro que vêm à Florianópolis para ministrar oficinas e práticas de repertório, especialmente no Festival de Choro da Primavera, organizado pela EPM Florianópolis, que já conta com duas edições. Oferece cursos de Bandolim, Violão, Cavaquinho Instrumentos de Sopro, Percussão, Canto, Musicalização Infantil, Apreciação e História do Choro, Linguagem do Choro para Sopros, Prática de Repertório de Choro, Prática de Repertório Brasileiro, Teoria Musical e Harmonia, além da prática semanal da Orquestra de Choro Campeche. Além do Festival de Choro da Primavera, outra ação que desdobra-se a partir da EPM Floripa é o projeto “Tocando a História do Choro”, uma ação cultural de difusão de conhecimentos em música brasileira e de vivência para crianças e jovens e tem o objetivo de realizar em escolas públicas apresentações da Orquestra de Choro Campeche, oficinas de música, distribuição gratuita de apostilas (elaboradas e impressas sob auspício de edital público estadual), com cerca de 3.000 crianças e jovens contemplados. Segundo o diretor do projeto, a escola tinha a intenção de manter, no ano de 2020, três núcleos com aulas semanais nas comunidades carentes da Tapera, Mariquinha e Jardim Atlântico.
Dimensão do Público Atingido
Atualmente a escola conta com 42 alunos. Em 2018 e 2019, o projeto “Tocando a História do Choro” atendeu pouco mais de 3.200 crianças. Os Festivais somam um público aproximado de 100 alunos, com audiência de centenas de pessoas nas apresentações públicas.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Na instância de aulas da EPM, o público é de todas as idades. As atividades do “Tocando a História do Choro” abarcam um público de 4 anos até 15 anos, aproximadamente, nas escolas do município, gratuitamente. A EPM Floripa funciona com pagamento de mensalidade popular. Não há exame de ingresso, apenas um nivelamento de turmas. Os alunos da EPM Floripa têm desconto para inscrição na EPM Rio.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de bolsas/apoio para alunos de baixa renda | Necessita de espaço físico/salas de aula | Necessita de materiais e equipamentos
Informações Complementares
Os professores da EPM Floripa dispõe de bolsa livre para aperfeiçoarem-se na EPM Rio. Professores EPM Floripa Geraldo Vargas (Bandolim e Cavaquinho) Mathias Pinto (violão de 6 e 7 cordas) Maicon Ouriques (pandeiro e percussão brasileira) Patricia Goulart (canto e grupo vocal samba&choro) Tomaz Retz (flauta transversal) Lucas Nicolazi (cavaquinho) Mara Piaz (musicalização e violão infantil) David Cardona (violão e bandolim)
Website da Ação
Contato - Telefone
(48) 99952-4777 (Geraldo Vargas)
Contato - Email
contato@epmfloripa.com.br
Referências
EPM Floripa - Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/EPMFloripa/?ref=page_internal. Acesso em: 29/04/21
EPM - Floripa Disponível em:
https://www.epmfloripa.com.br/ Acesso em: 29/04/21
VARGAS, Geraldo. Depoimento à equipe de pesquisa em 05 de Maio de 2021.