Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Paulo Moura
Endereço
R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré, Belém - PA, 66035-140
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A escola Choro do Pará é um projeto de ensino de choro que celebra 15 anos de existência. A escola surgiu em 2006, idealizada por Jaime de Oliveira que para a realização do projeto contou com a colaboração de músicos chorões da região, como o atual coordenador Paulo Moura, e também a Fundação Curro Velho.
Inicialmente, a escola foi sediada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). Em 2007, passou para Fundação Tancredo Neves e atualmente completa quatro anos que está localizada na Casa das Artes (antigo IAP), uma das unidades da Fundação Cultural do Pará.
O projeto acontece de forma rotativa, a depender do orçamento disponibilizado pela Fundação. A escola funciona oferecendo de três a quatro módulos, anualmente, total de 36 horas por módulo.
As inscrições são gratuitas, o que abrange alunos e alunas periféricas e de baixa renda. Porém o projeto não possui um sistema de bolsas que garanta a permanência desses, no decorrer do projeto. Deste modo, a única premissa para se ingressar na escola é que o estudante domine basicamente o seu instrumento. Para os estudantes que não dominam a leitura de partituras são elaboradas tablaturas.
As aulas acontecem nas sextas e sábados, das 16 horas às 19 horas. Atualmente, a escola possui quatro professores, sendo um de percussão, um de cordas (violão, cavaquinho, bandolim), um de sopros (clarinete, saxofone, trompete, trombone, flauta e oboé) e um professor de ensino e transcrição das partituras. Assim, as turmas são separadas de acordo com cada uma das linhas de instrumentos citadas.
Enquanto metodologia, nas duas primeiras horas de aula os estudantes são submetidos à aula prática de instrumento. Na última hora de todas as aulas, todas as turmas se juntam em uma sala para prática em conjunto do repertório estudado.
Cabe ressaltar, a produção de arranjos autorais por parte de professores e alunos da escola, além da criação de novos grupos de choro na região que se deram e se dão a partir dos encontros na escola, há exemplo dos grupos: Charme do Choro e o Engole o Choro.
Dimensão do Público Atingido
Os participantes são de 50 a 57 estudantes por módulo.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Como público-alvo, o projeto envolve jovens, adultos e idosos, da região central e periférica de Belém.
As condições de acesso são livres e gratuitas, porém não existe uma bolsa que garanta o deslocamento e permanência dos estudantes.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de bolsas/apoio para alunos de baixa renda | Necessita melhorar a remuneração de professores
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Atualmente existe o desejo por parte de professores e alunos de tornar a escola acessível às comunidades ribeirinhas pois essas possuem dificuldades de deslocamento e permanência no projeto.
Contato - Telefone
91 9633-3686 - Paulo Moura, coordenador do projeto