Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Imagem e do Som
Região
Cidade/Estado
Endereço
Avenida Europa, 158. Jardim Europa. São Paulo-SP. CEP: 01449-000
Descrição Geral
A acervo do artista plástico Miécio Caffé (1920-2003) contém 6728 discos em 78 rpm de música brasileira das décadas de 1930-1950; 103 desenhos em nanquim sobre papel, contendo cartoons e caricaturas de intérpretes e compositores da música brasileira, realizados durante a década de 1950; a coleção “Viva Memória- Cantoras do Rádio”, com depoimento em áudio e vídeo com as cantoras Edith Veiga, Alda Perdigão, Esterzinha de Souza, Morgana, Alaíde Costa, Marlene e Inezita Barroso, colhidas por Miécio.
Histórico
Miécio Caffé Siqueira, natural de Juazeiro, Bahia, foi ilustrador, caricaturista, pesquisador e colecionador de discos de música brasileira. Retratou a cena musical, os esportes e a política do Brasil, dos anos 1950 a 1990. Miécio assinou a capa de discos de muitos músicos brasileiros, entre eles Orlando Silva, de quem foi amigo íntimo. Miécio reuniu um dos mais preciosos acervos de discos da música brasileira, colaborando inclusive em reedições de clássicos da música popular a partir de sua coleção. Uma parte significativa das reedições de antigas gravações até meados dos anos 1980 foram feitas a partir do seu acervo de discos de 78 rpm, aos quais as próprias gravadoras tinham que recorrer. Caffé e sua esposa Hedy foram responsáveis por uma coletânea do cantor Francisco Alves. A gravadora recorreu aos arquivos de Caffé para reeditar a obra, pois as matrizes das gravações haviam sido destruídas. Caffé e Hedy fizeram a seleção das músicas, preparam a matriz a partir das gravações originais, pesquisaram e escreveram o texto. Miécio desenhou a arte da capa e contracapa.
Entre os músicos retratados pelo artista estão Noel Rosa, Orlando Silva, Benedito Lacerda, Luiz Gonzaga, Moreira da Silva, Clementina de Jesus, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Roberto Carlos e um retrato de Villa-Lobos jogando sinuca. Muitos músicos frequentaram a casa de Miécio, onde ouviam as preciosidades de sua coleção, entre eles João Gilberto, Almirante, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Maysa, Lucio Alves, Aracy de Almeida, Ciro Monteiro, Isaurinha Garcia, Adoniran Barbosa, Sylvio Caldas, Emilinha Borba, Francisco Alves, Manezinho Araujo, Orlando Silva, Roberto Luna e Dick Farney.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se em estado regular de conservação. Todos os itens estão em reserva técnica climatizada, com controle diário de temperatura e umidade. Os itens também se encontram em mobiliário adequado aos seus suportes. É necessária a higienização e a troca das embalagens de acondicionamento. Os discos foram parcialmente digitalizados, o que permite o acesso público. A disponibilização pública dos fonogramas ocorre por meio de cópias em CDs disponíveis na Midiateca do Museu. Os desenhos não estão digitalizados, o acesso é realizado por meio de consulta presencial previamente agendada.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização
Informações Complementares
O projeto Viva Memória – Cantoras do Rádio, integrou a exposição Acervo Miécio Caffé: 50 anos de som e imagem da MPB.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
midiateca@mis-sp.org.br
Referências
O EXPLORADOR. Disponível em:
http://www.oexplorador.com.br/miecio-caffe-cartunista-caricaturista-e-dono-de-uma-das-maiores-discotecas-do-pais/. Acesso em 30 ago 2021.
GUZMAN, Sidney. Website Universo HQ. Disponível em:
https://universohq.com/materias/morreu-o-artista-grafico-brasileiro-miecio-caffe/.Acesso em 30 ago 2021.
AGÊNCIA ESTADO. Suplemento Cultura. 12 maio de 2003. Disponível em:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,morre-aos-82-o-caricaturista-miecio-caffe,20030312p3233
Acesso em 30 ago 2021.
BLOG CAFFEZAL E TAL. Disponível em:
http://caffezaletal2.blogspot.com/2014/05/miecio-caffe.html. Acesso em 30 ago 2021.
LIRA, Patricia. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em ago 2021.
CAFFÉ, Miécio. Depoimento concedido a Aramis Millharch. Disponível em: Site Tablóide Digital. https://www.millarch.org/audio/mi%C3%A9cio-caff%C3%A9. Acesso em 30 ago 2021.