Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto de Estudos Brasileiros - Universidade de São Paulo
Região
Cidade/Estado
Endereço
Espaço Brasiliana - Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, São Paulo - SP, 05508-010
Descrição Geral
O acervo de Marcello Tupynambá (1889-1953), pianista, compositor, poeta e engenheiro paulista, contém cerca de 1200 documentos, sendo 811 partituras, 23 documentos de periódicos, fotografias, documentos, 103 poemas, entre outros itens. Sua obra contém muitas partituras para canto e piano e para piano solo, para o qual escreveu tangos, tanguinhos, valsas, maxixes, entre outros gêneros.
Histórico
Marcello Tupynambá (na grafia moderna Marcelo Tupinambá), foi o pseudônimo de Fernando Álvares Lobo (Tietê, 29 de maio de 1889 - São Paulo, 4 de Julho de 1953). Filho de músicos portugueses, foi engenheiro
pela Politécnica da USP, radialista, crítico musical e poeta, além de compositor.
Sua obra compreende mais de trezentas canções para canto e piano ou piano solo, incluindo outros gêneros como operetas, bailados, corais e quartetos de corda.
As músicas do compositor alcançaram bastante sucesso entre as décadas de 1920 e 1930, tanto nos eventos carnavalescos como no teatro, cinema, disco, em partituras impressas e posteriormente na Rádio e na TV.
A obra de Tupynambá tem mais de 200 gravações desde 1913, tendo sido gravada por Pixinguinha, Francisco Alves, Inezita Barroso, Eudóxia de Barros, Guiomar Novaes, Oito Batutas, Altamiro Carrilho e Mário de Azevedo.
Suas músicas foram arranjadas por importantes maestros do universo da música popular e erudita, como Guerra-Peixe, Pixinguinha, Gabriel Migliori, Souza Lima e Gaó. Teve canções interpretadas por Francisco Alves, Vicente Celestino, Silvio Caldas, Inezita Barroso e Zizi Possi.
Desde 2011, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP abriga a Coleção Marcello Tupynambá, composta por edições de época, manuscritos inéditos do autor e documentos. A coleção foi doada pela família do compositor, tendo à frente seu bisneto, Marcelo Tupinambá Leandro, que também é musicólogo e pesquisador.
Em 2014, em comemoração aos 125 anos de nascimento do compositor, o pesquisador e pianista brasiliense Alexandre Dias, criou um site que disponibiliza gratuitamente 238 partituras de Marcello Tupynambá, em colaboração com o setor de Arquivo IEB/USP, a família do compositor, e a editora Irmãos Vitale (ver ficha correspondente).
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo físico do compositor se encontra sob a tutela do IEB, que catalogou e informatizou toda a coleção de documentos. No entanto, a consulta aos mesmos só está disponível presencialmente. O acervo digital criado por Alexandre Dias disponibiliza digitalmente parte da obra do compositor. No entanto, o site funciona com recursos próprios, sem nenhum tipo de incentivo público ou privado.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Website da Coleção/Instituição
Referências
Acervo Digital Marcello Tupynambá. Disponível em http://www.marcellotupynamba.com.br/. Acesso em 13 abr. 2021
Coleção Marcello Tupynambá. Acervo do IEB. Disponível em: http://200.144.255.59/catalogo_eletronico/consultaUnidadesLogicas.asp?Tipo_Unidade_Logica_Codigo=78&Setor_Codigo=1&Acervo_Codigo=189&Numero_Documentos=. Acesso em: 14 abr. 2021
Criação do Acervo Digital Marcello Tupynambá em parceria com o IEB/USP. disponível em http://www.ieb.usp.br/criacao-acervo-digital-marcello-tupynamba-em-parceria-com-o-iebusp/