Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Vinícius Veleda
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo levantado pelo pesquisador Vinícius Veleda sobre a trajetória dos irmãos pianistas João e Rubens Leal Brito, ativos e profícuos compositores, intérpretes e arranjadores de choro e outros gêneros, naturais da cidade de Pelotas-RS.
O material é fruto da pesquisa de Veleda (detentor do acervo, sobrinho neto dos irmãos Leal Brito) para a elaboração de sua dissertação de Mestrado em História pela Universidade Federal de Pelotas (Veleda, 2018) e conta com 61 discos digitalizados, 674 registros de hemeroteca e 247 imagens, aproximadamente.
Histórico
Rubens Leal Brito possivelmente nasceu em 1913, na cidade de Pelotas, e faleceu prematuramente no início dos anos de 1940, motivado por uma tuberculose. Seu local de sepultamento foi na cidade de Campos do Jordão, no interior do estado de São Paulo.
Segundo Veleda (2018) sabe-se pouco sobre sua trajetória fora do Rio Grande do Sul, existindo apenas referências ao seu período em Porto Alegre, quando integrava o “cast” da Rádio Gaúcha e se apresentava em diferentes locais da cidade. Deixou alguns choros célebres, gravados por Benedito Lacerda e Altamiro Carrilho, como Evocação, Modulando, Romance de uma valsa, Forró do Bicudo.Seu irmão mais novo João Adelino Leal Brito, também conhecido como “Britinho” ou “Leal Brito”, nasceu na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, no dia 05 de maio de 1917 e faleceu, possivelmente, em 29 de setembro de 1966, aos 49 anos de idade no Rio de Janeiro. Britinho foi um músico instrumentista profissional (pianista e violinista), regente, maestro, arranjador, compositor, band-leader e diretor musical. Teve suas composições gravadas por Altamiro Carrilho, Bola Sete, Angela Maria, e atuou em diferentes formações instrumentais, como por exemplo: com orquestra (como arranjador e pianista), em conjunto (com o conjunto de K-Ximbinho p., ex), acompanhando e arranjando para cantores/as (Jackson do Pandeiro, João Gilberto) e em duos com o pianista Fats Elpídio, seu principal parceiro na composição instrumental, e o vibrafonista Mesquita.
O acervo traz sobretudo a trajetória de João e é significativo para entender seu repertório de composições (em sua grande maioria choros, sambas e baiões) e gravações, bem como sua atuação no Rio de Janeiro como arranjador e acompanhador, onde se utilizava de diferentes pseudônimos em seus inúmeros registros fonográficos como “Pierre Kollman”, “Mirian Presley”, “Franca Villa”, entre outros.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Acervo privado não disponível ao público. Encontra-se inteiramente catalogado e informatizado. Em sua maioria, digitalizado.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial)
Informações Complementares
*Mais informações detalhadas sobre a dimensão e os itens do acervo podem ser consultados no trabalho de Veleda (2018). Ainda que o Acervo Vinícius Veleda não contenha partituras dos irmãos Brito, parte destas composições podem ser encontradas no Acervo da Casa do Choro.
Contato - Telefone
(47)9968-84794||(53) 8151-6345
Contato - Email
veledavinicius@gmail.com
Referências
VELEDA, Vinicius Carvalho. Um acervo musical: a trajetória e sistematização do acervo pessoal “João Adelino Leal Brito”. 2016. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para conclusão do Curso de História Bacharelado, Universidade Federalde Pelotas. Pelotas, 2016.
VELEDA, V.C. A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito - “Britinho” (1917-1966). Dissertação de Mestrado. UFPEL: Pelotas, 2018.
VELEDA, V.C. VARGAS, J. “Bom é ser do Rio”: aspectos sobre a trajetória musical de João Leal Brito na cidade do Rio de Janeiro (1941-1954) In: Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad V. 04, ed. especial, fev., 2018, artigo nº 742
VELEDA, Vinícius. Depoimento à equipe de pesquisa em 20 de Maio de 2021.