Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Núcleo de Estudos Musicológicos (NUEMUS), antigo Núcleo de Estudos Musicais – Escola de Música||UFBA (Coord. atual: prof. Pablo Sotuyo Blanco)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Basílio da Gama, S / N - Canela, Salvador/BA. CEP: 40160-060
Descrição Geral
A coleção apresenta partituras de aproximadamente 320 compositores, digitalizadas e disponíveis para acesso por meio da página da internet do Núcleo de Estudos Musicológicos da Escola de Música da UFBA. Não se limita à catalogação e exposição de obras de choro, mas inclui diversas peças vinculadas ao gênero e/ou a outros historicamente associados à sua prática, tais como lundus, modinhas, valsas, maxixes, quadrilhas, dobrados e polcas. Figuras relevantes para a história da música na Bahia e no Brasil, ativos no período compreendido entre os anos de 1850 e 1950, figuram entre os compositores cujas obras foram contempladas com o processo de digitalização realizado pelo Núcleo, a exemplo de Tranquilino Bastos e Xisto Bahia. Fruto de ação coordenada à época (2002-2007) pelo então pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia, Manuel Veiga, o banco de partituras vinculado ao acervo - Coleção Impressão Musical na Bahia - possibilita a busca por título da obra, acervo, compositor, autor do texto, impressora, editora, categoria e gênero. A lista de impressoras e editoras, por sua vez, inclui cerca de 120 registros.
Histórico
A coleção em questão é fruto de pesquisa homônima (Impressão Musical na Bahia), a qual se propôs a coletar, classificar e catalogar registros de música impressa em arquivos, bibliotecas, museus e coleções particulares. Como o nome indica, o acervo tem como foco partituras impressas e/ou editadas no estado da Bahia, entre 1850 e 1950. Conta, no entanto, também com partituras publicadas em outras localidades (em proporção inferior) O trabalho foi organizado pelo então professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Manoel Veiga, e, posteriormente, integrado ao Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS), da Instituição - este, por sua vez, coordenado pelo prof. Pablo Sotuyo Blanco, contando com a participação de ampla equipe de pesquisadores. O acervo digital está dividido em 5 categorias: (1) peças impressas na Bahia; (2) peças editadas na Bahia por instituições ou pessoas, mas impressas fora do estado; (3) casos duvidosos nos quais vários elementos apontam para a Bahia como local de impressão; (4) peças de compositores baianos ou radicados na Bahia os quais optaram sistematicamente por publicarem fora dos limites do estado; (5) peças significativas para a Bahia, editadas e impressas fora do estado.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção é toda digital, sendo, portanto, de fácil acesso ao público geral. Constitui-se exclusivamente de partituras, as quais, embora não disponíveis para download, podem ser acessadas pelo website do Núcleo de Estudos Musicais.
Informações Complementares
É importante ressaltar que a presente ficha refere-se exclusivamente à fração digitalizada do acervo e aquela virtualmente disponibilizada por meio da coleção “Impressão Musical na Bahia”, contendo, o acervo físico do NEMUS, obras ainda não disponíveis para acesso virtual.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
Pablo Sotuyo: psotuyo@gmail.com
Referências
NUEMUS. Impressão Musical na Bahia. 2007. Projeto Atual. Disponível em: . Acesso em: 13 de abr. de 2021.