Coleção
Acervos
Item
Coleção Família Perdigão – Acervo Museu Histórico Artístico do Estado do Maranhão
Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu Histórico Artístico do Estado do Maranhão
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua do Sol, 302 - Centro, São Luís - MA. CEP: 65020-590
Descrição Geral
O acervo musical do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, mantido pelo Governo do Estado do Maranhão, é basicamente composto por: dois álbuns de música, cerca de meia dúzia de folhas manuscritas e alguns impressos, todos advindos da família Perdigão, de notória importância no que diz respeito à preservação de composições para violão do Maranhão oitocentista; e ainda outros impressos que pertenceram ao político maranhense José Jansen. Focamos, para este trabalho, na Coleção Família Perdigão, excluindo, pois, o arquivo de Jansen. Das 136 peças presentes nos dois álbuns a integrá-la, 70 são para violão solo; 2 para canto e violão e uma para guitarra inglesa, enquanto que as demais 63 músicas se dividem entre 2 peças para piano solo; 20 para canto e piano; 23 para violino; 13 melodias sem indicação de instrumento, e 5 peças para pequenos grupos. De fato, trata-se do maior número de registros de obras para violão do Maranhão oitocentista. Os álbuns foram produzidos entre os anos 1820 e 1890. Segundo o pesquisador Guilherme Ávila, ainda que o arquivo não seja integralmente composto por partituras de choro, materiais relacionados ao gênero e a outros, historicamente a ele vinculados, integram a coleção.
Histórico
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) é uma instituição de 1973, mantida pelo Governo do Estado do Maranhão. Está instalado numa construção do século XIX, o Solar Gomes de Sousa, no centro de São Luís. Figuram em seu acervo aproximadamente 10.000 mil peças como porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana, mobiliário maranhense do século XIX, entre outros artigos e raridades, a exemplo do original de O Mulato, obra de Aluízio de Azevedo. Nele também se insere o referido acervo musical, basicamente composto pela Coleção Família Perdigão e alguns poucos impressos que pertenceram ao político maranhense José Jansen. Nos termos temporais de sua produção, a maior parte das obras que integram a coleção abarca o período Imperial (1822-1889), embora o seu uso tenha sido estendido à República. Com o segundo utilizador, Domingos Thomaz Vellez Perdigão, o repertório violonístico ganhou preponderância no elemento de agregação das partituras, devido a este ser adepto do instrumento, embora jamais tenha exercido profissão de professor de violão ou mesmo se ocupado como intérprete em apresentações públicas. Assim, a notória importância da família Perdigão se revela devido às relações para com músicos e compositores de violão da época. A seção da família Perdigão foi doada ao Museu, em 1972, por Fernando Eugênio dos Reis Perdigão (1908-1990) - o último proprietário desse material, cuja custódia pertenceu à sua família por cerca de 145 anos. Consta na identificação feita pelo Museu de que os álbuns em questão pertenciam a “Domingos Perdigão”. Contudo, é preciso levar em conta que foram três: o primeiro deles foi Domingos Feliciano Marques Perdigão (1808-1870); o segundo foi seu filho, Domingos Thomaz Vellez Perdigão (1842-1899); o terceiro foi seu neto, Domingos de Castro Perdigão (1872-1929). Este acervo se mostra relevante para a compreensão da vida musical em São Luís, suas transformações ao longo do século XIX, bem como suas influências. Certamente pode contribuir para uma história do choro no Maranhão, que intenta explorar algo das suas origens, circulações, influências e inovações musicais.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção consta no Acervo do MHAM, sob registros 291/74 e 292/74 do Livro de Tombo da instituição. De acordo com Guilherme Ávila, um dos pesquisadores que trabalham com o acervo que a contém, um dos álbuns, de 1869, encontra-se em condições para urgente restauro. Não está digitalizado. A acessibilidade vem sendo reservada somente a pesquisadores. Maiores informações não foram obtidas devido à dificuldade de comunicação com a instituição, possivelmente devido ao contexto de pandemia.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Não foi possível verificar tais informações junto a instituição, devido à lacuna de resposta a sucessivas tentativas de contato. Aqui referidos, tão-somente extratos do depoimento de Guilherme Ávila em relato da sua experiência atual de pesquisa.
Informações Complementares
NA
Website da Coleção/Instituição
http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/mham/index.php?page=casa
Contato - Telefone
Através do website da instituição
Referências
ÁVILA, Guilherme A., CERQUEIRA, Daniel L., NETO, Joaquim Santos. O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.3, p. 1-36, 2020. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3975
ÁVILA, Guilherme A. Depoimento à equipe de pesquisa, realizado em 14 de abril de 2021.