Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Família Guedes – Gabriel Guedes (procurador responsável pelos direitos da obra)
Região
Cidade/Estado
Minas Gerais - MG > Montes Claros||Minas Gerais - MG > Belo Horizonte
Descrição Geral
O caderno manuscrito de músicas autorais do compositor, instrumentista e artista visual mineiro Godofredo Guedes encontra-se sob os cuidados da Família Guedes. O conjunto reúne 78 músicas, sendo aproximadamente 20 choros. A maior parte das músicas e letras foram compostas individualmente por Godofredo Guedes, embora estejam registradas algumas parcerias.
Histórico
Godofredo Guedes (1908-1983) é pai do músico Beto Guedes e avô do também músico Gabriel Guedes. Foi compositor, poeta, instrumentista e artista plástico. Tocava principalmente violão e clarineta, entre outros instrumentos. Também era habilidoso artesão e confeccionava alguns de seus próprios instrumentos.
Natural de Riacho de Santana, na Bahia, era filho do sanfoneiro José Souza Guedes. Iniciou sua carreira artística na década de 1920 e, em 1935, chegou em Montes Claros tornando-se responsável pela maioria dos bailes e serestas da cidade. Compôs choros, sambas, modinhas, serestas, marchas, dobrados e boleros. Sua trajetória também está registrada no Museu Regional do Norte de Minas em Montes Claros.
A obra de Godofredo Guedes começou a ser difundida por artistas mineiros no final dos anos 1970. Suas composições já foram gravadas por Beto Guedes, Tavinho Moura, Cristina Buarque, Paulinho Pedra Azul, Wagner Tiso, Sylvia Patrícia, Caetano Veloso, Paula Toller, Milton Nascimento, Pena Branca, entre outros.
Em 2000, Paulinho Pedra Azul e Wagner Tiso lançaram o CD Canções de Godofredo e, em 2003, Gabriel Guedes lançou o CD Choros de Godofredo.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O caderno de partituras e letras do Godofredo Guedes encontra-se em bom estado de conservação sob os cuidados da família Guedes. Parte das músicas ainda não foi registrada e editada.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
A Família Guedes também reúne obras, pinturas e desenhos feitos pelo artista, além de fotografias de época. Em 1934, Godofredo Guedes realizou a pintura do altar-mor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, importante centro de romaria no interior da Bahia, que reúne expressivo conjunto de ex-votos. Segundo o neto Gabriel Guedes, Beto Guedes foi batizado na capela como promessa de cura de uma doença de pele do irmão mais velho Zeca. Os sintomas desapareceram cerca de um mês após a cerimônia .
Contato - Telefone
(73) 99838-4328 (Gabriel Guedes)
Contato - Email
gfguedes2014@gmail.com
Referências
GUEDES, Gabriel. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 20 de março de 2021.
Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira.
https://dicionariompb.com.br/godofredo-guedes. Acesso em 24 de março de 2021.