Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Miguel Ângelo de Azevedo - Nirez||Terezinha de Azevedo Narbal de Oliveira (filha)||Otacílio de Azevedo Neto (filho)||Nirez de Azevedo (filho)||Mário de Azevedo (filho)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Professor João Bosco, 560 – Bairro Rodolfo Téofilo, Fortaleza/CE. CEP: 60.430-690
Descrição Geral
O arquivo possui cerca de 20.000 discos 78 rpm de música brasileira em geral, sendo parte significativa representada por gravações relacionadas ao choro. Conta ainda com aproximadamente 27.000 fotos, em sua maioria de paisagens da cidade de Fortaleza (CE), sendo uma fração constituída, porém, de registros de figuras relevantes da música brasileira. Nirez também possui, em seu arquivo, cerca de 300 programas de rádio digitalizados e partituras (incluindo manuscritos). Destas, algumas vinculam-se a gêneros comumente associados à gestação do choro, a exemplo de dobrados, marchas, batuques, valsas, mazurcas, schottisches, polcas e tangos brasileiros. O arquivo conta ainda com 990 livros, sendo, destes, aproximadamente 200 relacionados à música brasileira (a incluir o choro).
Histórico
Nirez nasceu em Fortaleza (CE) e trabalhou como desenhista, ilustrador, jornalista e radialista em sua trajetória. Ele apresenta semanalmente, desde 1963, o programa de rádio Arquivo de Cera, sendo este, hoje, o mais antigo do estado do Ceará ainda em atividade. Sua coleção é composta majoritariamente por discos que adquiriu durante a vida, mas conta também com doações das rádios Iracema, Uirapuru e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente Nirez divide a guarda do acervo com os seus quatro filhos – Terezinha, Otacílio, Nirez e Mário. Terezinha é bibliotecária e auxilia na organização do acervo, enquanto Otacílio cuida da parte da digitalização das gravações. Dentre as partituras detidas por Nirez, há uma parcela significativa nas quais são grafadas composições de músicos cearenses, alguns vinculados direta ou indiretamente ao choro ou a seus gêneros embrionários – como Lauro Maia Teles (sambas, valsas e balanceios – gênero cearense), Humberto Teixeira (baiões), Aleardo Freitas (choros e balanceios), José Menezes (choros), entre outros.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo físico encontra-se em sua residência e fica disponível à visitação diariamente, das 19h às 22h. Em casos excepcionais, Nirez permite também a visita em horários outros, mediante agendamento. Durante o período de pandemia o acervo físico encontra-se inacessível ao público. Outra forma de acessar o acervo do radialista é por meio de solicitações via e-mail. Os discos e as partituras foram integralmente digitalizados, bem como os cerca de 300 programas de rádio (neste caso, limitando-se àqueles registrados a partir da década de 1990). Algumas das fotografias encontram-se também já em formato digital, mas estas representam somente uma pequena parcela da coleção de fotos, percebendo ele a necessidade de realizar processo semelhante com as restantes. No que diz respeito ao estado de conservação, Nirez enfatiza que existem discos em ótimas, médias e péssimas condições. As partituras estão, em suas palavras, “razoavelmente” bem conservadas, mas ele busca formas de melhor armazená-las. A preservação das fotografias também é heterogênea, estando algumas em bom estado de conservação e outras a necessitarem de restauração. Finalmente, o acervo discográfico foi incorporado à Discografia Brasileira em 78 rpm produzida pelo Instituto Moreira Salles e disponibilizado no website www.discografiabrasileira.com.br
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (Algumas fotografias do acervo necessitam restauração) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público (principalmente o digital – o físico está disponível, em sua residência)
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Há necessidade, identificada por Nirez, de um espaço maior para o arquivo físico. Algumas coleções estão precariamente alocadas. Algumas fotografias do acervo necessitam restauração.Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público (principalmente o digital – o físico está disponível, em sua residência)
Informações Complementares
O Arquivo do Nirez contém uma vasta coleção de registros em discos, fotos e partituras vinculados a relevantes figuras para a música cearense, a incluir choros compostos e/ou executados por musicistas da cidade de Fortaleza ou nela radicados. Conta ainda com variados tipos de objetos sem quaisquer relações diretas com a prática musical, a exemplo de rótulos de alimentos e bebidas, fichas de telefone, cartões de telefone, entre outros.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(85) 9.9982.6439 (Nirez)||(88) 9.9251.7202 (Otacílio)
Contato - Email
arquivonirez@gmail.com
Referências
AZEVEDO, Miguel Ângelo de. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 3 de abril de 2021.