Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Música de Mariana
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Cônego Amando, 161 – Centro Mariana - MG
Descrição Geral
O Museu da Música de Mariana foi criado na década de 1960 e abriga documentos ligados à prática musical da região, especialmente partituras manuscritas de música religiosa dos séculos XVII a XX. Há algumas partituras de música popular que remontam aos princípios da história do choro que, contudo, carecem ainda de pesquisas e identificação a partir dos documentos que guardam a memória de bandas de música da região.
Histórico
O Museu da Música foi criado pela Arquidiocese de Mariana na década de 1960 e desde 2007 passou a funcionar no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, antigo Palácio dos Bispos. O prédio foi restaurado para abrigar o acervo e a maior parte da coleção catalogada e digitalizada para consulta pública por meio do Projeto Acervo da Música Brasileira - Restauração e Difusão de Partituras, idealizado pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e coordenado o do Santa Rosa Bureau Cultural.
Dentre os compositores identificados nas partituras encontram-se os já consagrados como Emerico Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes da Silva e João de Deus de Castro Lobo, com novas peças reveladas, e ainda outros cuja relevância de época vem sendo revelada pelo acervo, como Miguel Teodoro Ferreira, Frutuoso de Matos Couto e Manuel Dias de Oliveira.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo já passou por vários projetos de higienização, restauração, catalogação e digitalização e encontra-se em condições adequadas de acondicionamento, podendo ser consultado por meios digitais na própria instituição. O Museu da Música está aberto para visitação de terça a sexta-feira das 8:30h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h, aos sábados de 8:30h às 12:00h.
Informações Complementares
Segundo Marques (2018), em 2008, o museu possuía as seguintes seções: Coleção Dom Oscar de Oliveira; Acervo do Seminário de Mariana; Arquivo Lavínia Cerqueira de Albuquerque (doado a D. Oscar); Manuscritos musicais sem classificação anterior; Arquivos de Bandas; Impressos; Livros do Museu da Música; Fotocópias, mimeografados e similares; Projeto PUC / Ciclo do Ouro; Coleção Darcy Lopes (doado em 2012 por Eliane Marta Teixeira Lopes); e Documentação Técnica - Fases de Intervenção no acervo do Museu da Música. Em 2014 foi criada a Coleção Pinheiros Altos, doada por
Geraldo de Sousa Sales, coordenador do Arquivo Municipal de Mariana, e proveniente de Pinheiros Altos, distrito de Piranga (MG), composta por documentos musicais dos séculos XIX e XX. Outras duas seções fazem parte do atual acervo, Arquivo Antônio Roberto Ferreira
Barros, de Itaverava, e Arquivo Nicomedes Rodrigues Vieira, de Itabira.
Observações gerais: Acervo carece de pesquisas mais aprofundadas sobre sua relevância para a história do Choro.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(31) 3557-2778
Referências
MARQUES, Mayra de Souza. Trajetórias do Museu da Música de Mariana : mutação e pluralização dos meios da memória cultural. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
PROCÓPIO, Wesley. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 1 abril de 2021.