Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
José Reis de Geus
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo pertencente ao professor e clarinetista paranaense (radicado em Goiânia) José Reis de Geus (Zé do Choro) é específico do gênero choro e contém:
- LP´s (aproximadamente 50),
- CD´s (aproximadamente 300), DVD´s, songbooks,
- partituras, arranjos e transcrições de obras de compositores de Goiás (cerca de 20 compositores),
- registros de fotos, programas de TV e recortes de jornal, coletadas desde o ano de 2002.
Histórico
Nascido em Guarapuava/PR, José Reis de Geus (o Zé do Choro) iniciou seus estudos musicais na Academia de Música de Ponta Grossa no ano de 1984, tendo como primeiro instrumento o piano. Após 4 anos de estudos ingressou na Banda-Escola Lyra dos Campos, onde passou a estudar clarineta.
Em 1992, ingressou no Conservatório Dramático-Musical Maestro Paulino Martins Alves e integrou a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa (OSPG), atuando nas duas instituições até o ano de 1996.
Em 2001, ingressou na Universidade Federal de Goiás, formando-se nos cursos de Licenciatura em Educação Musical – Habilitação em Instrumento Musical (2004) e Bacharelado em Clarineta (2006).
Participou de diversos grupos musicais tais como Banda Sinfônica do CEFET-GO, Coral do CEFET-GO, Banda Pequi, Clube do Choro de Goiânia, Grupo Brasileirinho, Grupo Alma Brasileira, realizando apresentações em importantes eventos do Estado à exemplo do FICA, Canto da Primavera, Festival Gastronômico de Goiás, dentre outros.
Em 2009, participou do I Festival de Música da ARPUB – Etapa Goiás – com a música “Sobreira no Choro”, recebendo duas premiações: melhor intérprete instrumental e música mais votada pela internet.
Integrou o Coral da Orquestra Sinfônica de Goiânia entre os anos de 2002 a 2013, atuando como cantor (baixo).
Atuou como professor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (2005-2015) e no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (2005-2021). Atualmente, é professor do Instituto Gustav Ritter
Seu acervo tem sido construído desde o ano de 2001, quando o músico ingressou no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Segundo Zé do Choro: “Em função da minha atividade docente na área da música, esse material serve como importante fonte de consulta para a elaboração das aulas ministradas junto à Oficina Livre do Choro, do Instituto Gustav Ritter, onde sou professor e coordenador”.
Recentemente, começou a recolher, transcrever, editar e catalogar as obras do gênero choro de compositores do Estado de Goiás. Esse material certamente trará possibilidades de estudo de obras de compositores locais, servindo também para a divulgação do gênero e da produção musical dentro do estado.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Grande parte do material relativo às reportagens encontra-se em forma física. A maioria dos arranjos e editorações musicais encontram-se em formato digital.
Contato - Telefone
(62) 98101-7054
Contato - Email
zedochoro@gmail.com
Referências
GEUS, José Reis de. Depoimento concedido à equipe de pesquisa em 14 de abril de 2021.