Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Antonio Carlos Affonso
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo do músico carioca, mas radicado em Brasília, Tonho do Pandeiro (Antônio Carlos Affonso). Contém fotos impressas de músicos e shows realizados em diversas casas de Brasília, principalmente no Clube do Choro de Brasília.
São aproximadamente 25 fotos com Altamiro Carrilho, Reco do Bandolim e grupo Choro Livre, Pernambuco do Pandeiro, Luciana Rabello, Joel Nascimento, Dominguinhos, Yamandu Costa, Paulinho da Viola, Armandinho Macedo, Paulo Moura, Pepeu Gomes, Henirique Cazes, Alencar 7 Cordas, Jaime Ernest Dias, Evandro Bacellos, Raul de Barros e Ademilde Fonseca, dentre outros.
Histórico
Natural de São Gonçalo (RJ), Tonho do Pandeiro nasceu em 1961. Aos 10 anos de idade se mudou para Brasília e aos 13 anos iniciou os estudos musicais com seu pai, Roberto Affonso.
Em Brasília, Tonho do Pandeiro se tornou um importante nome da cena musical da cidade, destacando-se, sobretudo, em sua participação no grupo Choro Livre (2011 a 2017).
Durante sua carreira tocou ao lado de grandes nomes do choro nacional e participou de gravações importantes do choro brasiliense, como nos CDs da flautista Dolores Tomé e do violonista Dinaldo Domingues, dentre outras.
Seu acervo surgiu a partir de suas intensas atividades na cena do choro de Brasília.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Em bom estado de conservação.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial)
Contato - Telefone
(61) 981757063 (Tonho do Pandeiro)
Referências
AFFONSO, Antônio. Depoimento à equipe de pesquisa concedido em 5 de julho de 2021.