Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Fundação Joaquim Nabuco
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife-PE - CEP: 52061-540
Descrição Geral
Um dos mais importantes acervos sonoros do nordeste e de todo o país, o Acervo Sonoro da Fundação Joaquim Nabuco é composto por mais de 14.000 discos de 78 rotações, 4.500 LPs e 2.600 CDs. Possui ainda 1350 fita cassete e 418 fitas de rolo, bem como 420 discos compactos e 1.600 partituras. Em seu acervo constam raridades históricas, como gravações exclusivas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Jacinto Silva.
Histórico
O acervo sonoro da Fundação Joaquim Nabuco é a maior coleção fonográfica do Nordeste, e uma das maiores do Brasil. O pioneiro na organização da fonoteca foi o pesquisador Renato Phaelante, que coordenou a Fonoteca e a Diretoria de Documentação da Fundaj de 1981 até 2012, ano de sua aposentadoria.
“Na época, ele [Renato Phaelante] mantinha a coleção apenas com arquivos de gravações de seminários e congressos da casa. Com experiência em rádio e apurada sensibilidade para música, começou a organizar o acervo. O trabalho contribuiu para que, posteriormente, os áudios fossem reconhecidos como documentos” (FUNDAJ, 2017).
“O pesquisador começou a comandar o programa Memória de Nossa Gente na Rádio Universitária em 1982, quando usou a plataforma como um meio para arrecadar tudo que podia sobre rádios e, a partir disso, nasceu a ideia de criar a fonoteca na Fundação. A luta para conquistar o título de documento para os arquivos veio, segundo ele, ‘a partir do crescimento do acervo e da credibilidade da instituição’, para então se transformar no que hoje é, baseado no conhecimento e na experiência do pesquisador, ‘o maior acervo fonográfico do Nordeste e um dos maiores do país’” (Didier, 2018)
Apesar de não ser um arquivo voltado exclusivamente voltado ao repertório do choro, trata-se de um arquivo importante para a compreensão da história do gênero na região nordeste, por conter registros históricos de compositores locais que também se dedicaram ao choro, como Capiba e Nelson Ferreira, dentre muitos outros.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Em 2005 a Fundação criou o Núcleo de Digitalização. No ano de 2013, começa a digitalização do acervo sonoro. O processo é feito através de licitações e acontece de forma separada por época, de acordo com os suportes. Para iniciar, foram os discos de 78 rotações, depois foram as fitas cassetes e fitas de rolo. Na atualidade, ocorre a digitalização dos 4600 discos de vinil de 33 rotações, última etapa do processo. Os áudios digitalizados podem ser acessados fisicamente na Villa Digital, na unidade da Fundaj, em Dois Irmãos. Para o acesso online, existem limitações devido aos direitos autorais (Didier, 2018).
Informações Complementares
“Segundo Albertina Malta, coordenadora de Documentação e Pesquisas Históricas, as partituras e discos da Música Popular Brasileira são os itens mais procurados no acervo. ‘A coleção dos discos 78 RPM é uma raridade. Destacamos os Arranjos originais de Nelson Ferreira, maestro Duda, maestro Clóvis Pereira, maestro José Menezes, Sivuca e Guerra Peixe, além dos arranjos da Rádio Jornal do Commercio e o conjunto de partituras impressas de Alfredo Gama (séc. XIX) são raros e importantes’, afirma Albertina” (FUNDAJ, 2016).
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
faleconosco@fundaj.gov.br
Referências
AUTORES – RENATO PHAELANTE. Editora CEPE. Disponível em: https://editora.cepe.com.br/autor/renato-phaelante Acesso em: março de 2021.
ACERVO DA FUNDAJ CONTRIBUI COM OBRA QUE PESQUISA A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E POLÍTICA. Fundação Joaquim Nabuco, 2016 (última atualização em 2018). Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/3550-acervo-da-fundaj-contribui-com-obra-que-pesquisa-a-relacao-entre-musica-e-politica. Acesso em: março de 2021.
DIDIER, Malu. Fundaj possui o maior acervo sonoro do Nordeste. Fundação Joaquim Nabuco, 2018. Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/2916-fundaj-possui-o-maior-acervo-sonoro-do-nordeste. Acesso em: março de 2021.
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO TEM O MAIOR ACERVO SONORO DO NORDESTE. Portal MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/51961-fundacao-joaquim-nabuco-tem-o-maior-acervo-sonoro-do-nordeste. Acesso em: março de 2021.