Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Família Six
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo pessoal do advogado, cavaquinista e agitador cultural Francisco de Assis Carvalho da Silva (1933-2000), conhecido como Six no meio cultural. O acervo apresenta itens valiosos para o entendimento da história do choro em Brasília e é composto por:
- Fotos (milhares)
- Vídeos (aproximadamente 200 fitas VHS)
- Reportagens/recortes de jornal (4 pastas)
- Partituras.
Histórico
Nascido em São Luís (MA), Six foi transferido para o Rio de Janeiro na década de 1950, em função de sua atividade profissional no Banco do Brasil. A partir dessa transferência teve a oportunidade de conhecer os grandes chorões cariocas da época.
Após sua mudança para Brasília, Six viria a se transformar num dos principais personagens da história do choro na capital. Six foi um dos principais articuladores do choro no cenário brasiliense, e favoreceu a emergência de muitos elementos presentes no contexto atual desse gênero em Brasília.
Além de ter sido um dos fundadores do Clube do Choro de Brasília (e seu terceiro presidente) Six tem uma importância enorme pelo intercâmbio que ele favorecia entre músicos da capital e músicos de renome nacional. Diversos músicos relatam que as rodas de choro promovidas por Six às vezes duravam 3 dias seguidos, e frequentemente contavam com a participação de músicos de várias partes do país, cuja presença era patrocinada por ele. Essa conexão com músicos do cenário nacional parece ter sido fundamental no fortalecimento do choro brasiliense.
Em relação ao acervo, sua proprietária (Silvia Santos da Silva, filha de Six) conta que ele foi formado pelo próprio Six. Segundo Silvia, Six gostava de guardar tudo que se referia ao choro e de gravar todos os eventos em que participava.
Dentre os itens do acervo, encontram-se fitas VHS. Segundo Chico de Assis (também filho de Six) muitas dessas fitas são gravações das famosas rodas de choro promovidas por Six. Portanto, trata-se de material valiosíssimo para o entendimento da história do Choro em Brasília.
Estado da Coleção/Acessibilidade
As publicações estão em pastas protegidas por plásticos evitando o contato das pessoas com o material. As fitas não foram digitalizadas. O material não está acessível ao público.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
O apelido Six foi criado a partir de uma circunstância genética: tinha 6 dedos em cada mão.
Contato - Telefone
(61) 99233-2632 (Silvia)
Referências
SANTOS, Sílvia. Depoimento realizado à equipe de pesquisa em 8 de abril de 2021.
ASSIS, Chico de. Depoimento realizado à equipe de pesquisa em 2 de abril de 2021.
CLÍMACO, Magda. A velha guarda do Choro no Planalto Central. In: RIOS, Sebastião; LION, Ana (Org.), 2012.