Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Banda Phoenix do Mestre Propício
Região
Cidade/Estado
Endereço
Beco do João Basílio, Centro Histórico.
Descrição Geral
Trata-se do acervo da Banda Phoenix, histórico agrupamento musical de Pirenópolis, e constitui-se como o acervo musical mais antigo de Goiás. O acervo é composto por partituras oriundas de antigas corporações musicais surgidas em Pirenópolis a partir do século XVIII, bem como o arquivo da própria Banda, fundada em 1893, e contém:
- partituras de música sacra (missas, ladainhas, novenas, motetos, hinos diversos em grande maioria na língua latina)
- partituras de música profana (secular) onde se encontram: marchas, dobrados, fantasias, valsas, overture, música para teatro, choros, mazurkas, habanera, lundu, quadrilhas e demais composições.
Destacam-se no arquivo as composições originais de Antônio da Costa Nascimento, o Tonico do Padre (1837/1903), um dos pioneiros do choro no Centro-Oeste brasileiro, dentre vários outros compositores locais. Não há ainda um número preciso da quantidade de partituras. Segundo Marcos Ribeiro, arquivista da Banda, “uma das principais dificuldades em fazer a contagem do número de partituras decorre da economia de papel feita à época de sua confecção. Em muitos casos existem músicas distintas nas diferentes faces do papel”.
Histórico
A Banda de Música Phoenix do Mestre Propício é uma corporação musical estabelecida na cidade de Pirenópolis em 1893 e que continua em atividade ainda hoje.
O grupo foi criado em conjunto com o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário, em 23 de julho de 1893 pelo maestro Joaquim Propício de Pina. Assim como suas antecessoras, a banda se dedica principalmente a atender a demanda por música na cidade de Pirenópolis, em manifestações particulares ou populares que envolvem o modo de ser e viver do pirenopolino.
A banda está entre as mais antigas de Goiás e mantém seu espírito original de dedicação às atividades tradicionais da cidade, conta com repertório antigo e moderno, privilegiando peças de compositores locais do século XIX e XX, fazendo apresentações em serviços religiosos e festividades.
Seus integrantes são voluntários, amadores e profissionais, e preservam o mais importante arquivo musical de Goiás, com obras que vão desde o século XVIII até a atualidade.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo da Banda necessita passar por processo de restauro, digitalização e catalogação. Atualmente, as peças mais usuais estão editoradas. O acervo encontra-se inacessível para consulta pública, sendo acessível apenas com autorização da direção.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total) | Acervo/coleção necessita de restauro geral
Informações Complementares
A Banda Phoenix foi objeto de pesquisa e estudo, sendo fundamental para o registro da Festa do Divino como patrimônio cultural e imaterial - IPHAN em 2010. No processo de registro, foi recomendado o aprofundamento de estudos e documentação do repertório musical da Banda Phoenix, o que até o momento não se realizou.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
62 9947-4145 (Aurélio Afonso da Silva - maestro)||62 9370-0055 (Marcos Ribeiro - arquivista da banda)
Contato - Email
divulgacaobandaphoenix@gmail.com
Referências
CAVALCANTE, Silvio. Barro, Madeira e Pedra: Patrimônios de Pirenópolis. IPHAN, 2019. 352. p.: il.
RIBEIRO, Marcos. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 18 de maio de 2021.