Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Leo Humberto Noll e Leonardo Noll (Irmãos, filhos de Lúcio do Cavaquinho) e Jussara (viúva) de Lúcio do Cavaquinho
Região
Cidade/Estado
Rio Grande do Sul - RS > Rio Pardo||Rio Grande do Sul - RS > Porto Alegre
Descrição Geral
O acervo do músico gaúcho Lúcio do Cavaquinho (1936-2004) encontra-se dividido entre a cidade de Rio Pardo e Porto Alegre. Está disperso entre membros da família do mesmo. Em Rio Pardo, sob posse de Jussara, viúva do músico, encontram-se fotos, recortes de imprensa que eram organizados pelo próprio compositor em uma pasta, bem como instrumentos de Lúcio. Em Porto Alegre, com seu filho mais velho Leonardo encontram-se os dois cavaquinhos que pertenceram ao músico e uma coleção de fitas VHS e K7s com filmagens e gravações de reuniões domésticas, ensaios e apresentações do cavaquinista.
Histórico
Lúcio Araújo de Quadros (Rio Pardo, 1936 - Porto Alegre, 2004), mais conhecido como Lúcio do Cavaquinho, foi instrumentista e compositor. Foi diretor artístico e produtor de várias casas noturnas (Gente da Noite, Sandália de Prata, Chão de Estrelas, etc) de Porto Alegre, além de criador do Triunvirato do Samba, trio musical que marcou época na noite porto-alegrense. Com seu instrumento, tocou ao lado de nomes como Túlio Piva, Nelson Gonçalves, Altamiro Carrilho, Jamelão e Beth Carvalho, gravando 15 LPs nestas parcerias, destacando o conjunto Nós os Chorões com Plauto Cruz, Jessé Silva e Pery Cunha, além de um CD solo, com suas composições, em 1997.
Foi grande amigo de Túlio Piva, sendo sócio dele em um bar chamado Gente da Noite, no bairro Cidade Baixa de Porto Alegre. Em 1991, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e, em 1997, foi novamente homenageado com o Troféu Lupicínio Rodrigues. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube do Choro de Porto Alegre, além de integrar célebres grupos de choro da capital como o grupo Vibrações (com Jessé Silva e Rogério Piva, p. ex.), e o Regional do Theatro São Pedro.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está preservada nas residências dos familiares e os arquivos de áudio e vídeo precisam de restauro pois encontram-se em mau estado e não podem ser visualizados propriamente. 1 fita k7 já foi digitalizada por seu filho Leonardo Quadros
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
Descrição Detalhada:
2 Cavaquinhos
Caixa com aproximadamente 40 fitas VHS e K7
Fotos
Pasta organizada com recortes de imprensa
Demais instrumentos
Contato - Telefone
(51) 8548-3120 (Léo Humberto Noll)(Particular/Não divulgável)||(51) 9966-3303 (Leonardo Quadros)(Particular/Não divulgável)||(51) 9996345533 (Jussara - Viúva) (Particular/Não divulgável)
Referências
NOLL, Leo Humberto. Depoimento à equipe de pesquisa em 23, 25,25 de Março e 6 de Abril de 2021.
QUADROS, Leonardo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado com Leonardo à equipe em 09 de Abril de 2021