Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional||Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Núcleo de Estudos da Música do Paraná (NEMUP – UNESPAR II)||Tiago Portela Otto e Marilia Giller
Região
Cidade/Estado
Endereço
R. dos Funcionários, 1357 - Cabral
Descrição Geral
Este acervo é composto por partituras, instrumentos musicais, fotos e documentos pessoais, todos relacionados ao músico paranaense, compositor e flautista, José da Cruz (1897 – 1952), um dos principais nomes do choro paranaense no começo do século XX. O arquivo foi inteiramente digitalizado através da pesquisa do pesquisador curitibano Tiago Portella Otto - o material original encontra-se com a família.
Histórico
Grande parte do material que compõe esse acervo foi encontrada em 2008 num depósito de reciclagem da Vila Hauer, bairro de Curitiba, por um funcionário que encaminhou o material à UFPR, aos cuidados da pesquisadora Lilian Nakahodo. No ano seguinte, foi entregue ao musicólogo Tiago Portella Otto, que restaurou e organizou o acervo.
Sobre José da Cruz, sabe-se que ele nasceu em Campo Largo, em 1897, se profissionalizando em Curitiba, tendo passagens também pelas cidades de Paranaguá e Apucarana. É considerado um dos maiores representantes do choro paranaense devido ao seu trabalho intenso como compositor, arranjador, instrumentista e maestro. Após o contato de Otto com a família, foi possível ampliar a quantidade de itens do acervo. Em 2014, Otto defende sua Dissertação de Mestrado sobre o músico José da Cruz e seu legado para a música paranaense (OTTO, 2014).
Estado da Coleção/Acessibilidade
Boa parte do acervo encontra-se disperso entre os herdeiros, mas o registro de todo o material foi realizado, com vários documentos e partituras digitalizadas e instrumentos musicais e objetos pessoais fotografados. Todo o conteúdo do acervo está catalogado, mas não há disponibilização pública.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Informações Complementares
Foram criadas quatro séries para a organização do arquivo. A primeira com partituras e letras, a segunda com documentos pessoais, registros e certidões, a terceira com fotografias, retratos e imagens, e a quarta com recortes de jornal.
Trabalho autoral de José da Cruz catalogado: 20 valsas, 18 choros, 11 marchas, 3 fox-trot, 2 maxixes, 2 sambas, 2 polcas, 1 schottisch, 1 rancheira, 1 sinfonia, 1 lundu, 1 cateretê e 1 mazurca.
Observações gerais: Os itens do acervo encontram-se entre os herdeiros.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
nemupcuritibaunespar@gmail.com
Referências
OTTO, Tiago Portella. José João da Cruz (1897-1952), compositor do Paraná: Arquivo digital, esboço biográfico e catálogo geral. Dissertação Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Website do Núcleo de Estudos da Música do Paraná (NEMUP). Disponível em
https://nemupcuritibaunespar.blogspot.com/.
Acesso em 20 de agosto de 2021.