Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Jorge Antonio Cardoso Moura
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Bento Albuquerque, nº 3300, Apto. 1101-Beta, Edifício Santorini. Bairro: Manoel Dias Branco, Fortaleza-CE. CEP: 60.191-355
Descrição Geral
Trata-se do acervo pessoal do músico Jorge Cardoso, bandolinista e pesquisador. Composto exclusivamente por materiais relacionados ao choro, contém partituras por ele escritas e outras, recebidas de chorões cearenses e de outros estados do país. Constam ainda no acervo fotografias, fitas (K7 e VHS), encartes (CD e DVDs) e notícias de jornais, redigidas a partir da intensa realização de shows e apresentações do instrumentista. Todo o material encontra-se em sua posse, estando parte significativa do acervo já disponível para livre acesso, via internet. As plataformas de disponibilização utilizadas pelo musicista e pesquisador são diversas, tais como YouTube (vídeos) e redes de sociabilidades virtuais, a exemplo do Facebook.
Histórico
Jorge Cardoso é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), mas cresceu na capital cearense, Fortaleza. É músico, compositor e pesquisador, de intensa atuação no Brasil e também no exterior. Formado em bandolim erudito pelo Conservatório De Música Giuseppe Verdi de Milão (Itália), Cardoso concluiu, posteriormente, o mestrado na Universidade de Brasília e o curso de doutorado na área de Educação, na Universidade Federal do Ceará. O acervo aqui referido foi constituído em paralelo à história do músico, por meio de sua coleção individual de recortes de notícias impressas, registros diversos de apresentações e viagens, partituras e discos - muitos entre os dois últimos recebidos de outros músicos, em reconhecimento por suas pesquisas sobre o bandolim e o choro. Dentre o conteúdo a integrar seu acervo pessoal, é importante destacar as partituras recebidas de músicos como José Menezes e Josué Alves. Há ainda algumas entrevistas por ele conduzidas em diferentes momentos da sua carreira, com outros músicos, a exemplo de um importante registro de uma interlocução com o violonista Damásio Batista.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está em bom estado de conservação, contando com parte significativa de seu conteúdo já digitalizada e disponível para acesso gratuito, via internet. Tal fração mostra-se acessível por meio de entrevistas disponibilizadas no canal do músico no YouTube, em postagens veiculadas em suas redes digitais (Facebook, por exemplo), a concentrarem ainda relatos históricos, tanto da trajetória do próprio músico como de outros bandolinistas icônicos do Brasil, a exemplo de Jacob do Bandolim e Luperce Miranda.
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Restam materiais a serem digitalizados, mas não houve intenção manifesta do proprietário no sentido de auxílio externo para o feito.
Informações Complementares
NA
Website da Coleção/Instituição
https://www.facebook.com/JorgeCardosoBandolim https://www.youtube.com/c/JorgeCardosobandolim/vdeos
Contato - Telefone
(85)9.9754.7733 (Jorge Cardoso)
Referências
CARDOSO, Jorge. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 15 de abril de 2021.
INSTITUTO JACOB DO BANDOLIM (Facebook). 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/institutojacobandolim. Acesso em: 15 de abril de 2021.
LUPERCE MIRANDA BANDOLIM. Disponível em: https://www.facebook.com/LuperceMirandaBandolim. Acesso em: 15 de abril de 2021.