Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Acervo Público do Estado do Maranhão
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua de Nazaré, 218, Centro, São Luís, MA, Brasil
Descrição Geral
O Acervo João Mohana é composto por manuscritos musicais, partituras datadas da primeira metade do século XIX até meados do século XX. O acervo atualmente é de acesso público, e seu componente físico encontra-se armazenado junto a uma pequena coleção de discos fonográficos em vinil, no Arquivo Público do Estado do Maranhão. Foi integralmente digitalizado, passando a compor o chamado “Acervo Digital de Documentos Musicais do Arquivo”, por enquanto composto somente pelo acervo João Mohana. São 2.125 obras, muitas das quais peças de choro, de distintos autores (169 compositores e 11 compositoras) de todo o estado do Maranhão. Trata-se de coleção de grande importância para o entendimento da história do choro na região, dada a quantidade de registros históricos do século XIX e inícios do século XX.
Histórico
Ao contrário do que indica o nome do acervo, ele se constitui somente parcialmente pela coleção pessoal organizada pelo Padre João Miguel Mohana (1925-1995). Corresponde, na verdade, a uma fusão de duas grandes coleções: a de Mohana, evidentemente, e outra que corresponde à soma do arquivo de outras famílias, como a Rayol, que também depositaram cadernos de partituras (a exemplo dos Cadernos de Alexandre Rayol). Convém destacar que a doação da família Mohana, realizada à Secretaria de Estado da Cultura em 1987, atuou de fato como catalisadora para outras doações, e talvez por isso continuem todas relacionadas ao nome Mohana. O padre Mohana, natural de Bacabal (MA), além de colecionador, era também escritor; começou a formar tal banco de partituras ainda nos idos de 1950, quando residiu em Viana, cidade da baixada maranhense, podendo presenciar apresentações musicais de naturezas diversas, despertando-lhe o interesse para buscar referências culturais em outras localidades do estado. Esse trabalho inicial resultou na publicação de seu livro A grande música do Maranhão, que, não obstante a carência de análises musicológicas e científicas, traz elementos importantes para a historiografia da música e, mais especificamente, do choro no estado. O repertório do acervo abrange obras como sinfonias, missas, aberturas sinfônicas, peças para solista e de câmara – de gêneros – religioso, popular, operístico, camerístico – e de funções – concertos comemorativos, festividades religiosas, temporadas líricas e de concertos, cerimônias de caráter militar, divertimentos e saraus. O Acervo João Mohana, portanto, mostra-se relevante por traduzir, a partir dos seus documentos musicais históricos, certa profusão da produção regional desde meados do século XIX, incluindo aquela vinculada ao que viemos a posteriormente denominar como choro.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo físico da coleção Mohana foi, em 1995, reordenado pela equipe da então Secretaria de Estado da Cultura, que produziu em forma de catálogo o livro Inventário do Acervo João Mohana – Partituras. No entanto, como o acondicionamento em envelopes dispostos em pilhas não favorecia a conservação das partituras, sobretudo as mais antigas, em 2009 foi iniciado o projeto “Tratamento do acervo musical João Mohana: reorganização / acondicionamento / preservação / descrição/ divulgação” não concluído. O acervo foi finalmente digitalizado entre os anos 2017 a 2019 pelo projeto “Preservação e Democratização do Acervo João Mohana”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento. Científico e Tecnológico - MA. Foram digitalizados cerca de 12.000 páginas do acervo, descrito na plataforma Ômeka e posteriormente introduzido no site do Arquivo Público do Estado do Maranhão - APEM. Contou com a coordenação do pesquisador O projeto contou com a participação do pesquisador Guilherme Augusto de Ávila, participando também da equipe o pesquisador Daniel Lemos Cerqueira. Atualmente, o acervo segue disponível on-line e de fácil acesso no Acervo Digital de Documentos Musicais do Arquivo.
Informações Complementares
NA
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(098) 3218-9927||(098) 3218-9928
Referências
Arquivo Público do Estado do Maranhão, “Inventário do Acervo João Mohana,” APEM - Acervo Digital, acesso em 10 de abril de 2021, http://apem.cultura.ma.gov.br/acervo/items/show/2.
CERQUEIRA, Daniel Lemos. ‘Acervo João Mohana’ do Arquivo Público do Estado Do Maranhão (APEM): algumas observações. Revista Música, v. 18, n. 1, São Paulo, p. 210-255, 2018.
DANTAS FILHO, Alberto P. Acervo Musical João Mohana: posição regional, situação documental. In: Anais do Encontro Nordestino de Musicologia Histórica Brasileira, pp. 49-62. Salvador: UFBA, 2010.
COSTA NETO, Raimundo João Matos. Depoimento à equipe de pesquisa, realizado em 12 de abril de 2021.
COSTA NETO, R. J. M. E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre final do séc. XIX e meados do séc. XX. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS, UFMG, Belo Horizonte, 2015.