Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Fernando César
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo do violonista brasiliense Fernando César contém diversos registros em vídeos e fotos de shows e rodas de choro. Os registros estão relacionados, principalmente, à performances do grupo Dois de Ouro – mas contém também performances do conjunto Choro Livre, do próprio Fernando César e outros chorões.
O acervo não está catalogado, de forma que não foi possível estimar com muita precisão as quantidades de horas em vídeo. Os registros foram feitos a partir de 1983.
Em relação às fotos impressas, o proprietário do acervo estima que sejam entre 15 a 20 álbuns grandes. Existem ainda muitas fotos já digitalizadas.Os registros foram feitos de 1981 em diante.
O acervo contém ainda alguns instrumentos históricos que foram utilizados em importantes regionais e importantes gravações, tais como:
- Violão de 7 cordas (Do Souto, 1953) que foi do Regional do Pernambuco do Pandeiro. Foi utilizado por Jorge Charuto, Darly Lousada, Raphael Rabello e Alencar 7 Cordas. (Especificações: Tampo em Cedro, Faixas laterais e fundo em Jacarandá da Bahia, Braço em Mogno e Escala em Jacarandá da Bahia)
- Violão de 6 cordas (Do Souto, 1953) que foi do Regional do Pernambuco do Pandeiro. Foi também utilizado por Fernando César na gravação dos discos Choro Livre e Chorando Callado.
- Violão de 7 Cordas feito por Mário Jorge Passos (1986), o terceiro violão construído pelo luthier. Foi o primeiro 7 cordas de nylon do violonista Raphael Rabello, onde ele provavelmente fez suas primeiras experiências com o violão 7 cordas de nylon. Foi utilizado por Fernando César em algumas faixas do disco A nova cara do velho Choro (Hamilton de Holanda). (Especificações: Tampo em cedro; faixas laterais e fundo em jacarandá da Bahia;
braço em cedro; escala de ébano)
Histórico
O violonista Fernando César é um dos maiores expoentes do choro de Brasília. Desde a atuação na dupla Dois de Ouro (juntamente com seu irmão Hamilton de Holanda) sua carreira é marcada pela excelência musical e intensa contribuição ao choro, seja como músico ou como professor.
O acervo foi criado a partir da atuação do músico Fernando César no ambiente do choro, em contexto de apresentações ou de rodas.
Em relação ao acervo de instrumentos, os dois violões Do Souto foram adquiridos pelo violonista Américo (pai de Fernando César) em 1985. No mesmo ano, Fernando César ganhou o violão 7 Cordas de presente do pai ao completar 15 anos.
O violão Mário Jorge Passos foi o terceiro violão construído por esse luthier e foi primeiro violão de 7 cordas de nylon do violonista Raphael Rabello.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O estado da coleção, assim como as mídias em que se encontra, é muito variado. Os instrumentos estão em bom estado de conservação e foram regulados recentemente. Ver Informações Complementares.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
Especificações dos instrumentos do acervo Fernando Cesar:
1) Violão 7 cordas Do Souto:
Luthier : Silvestre - Bandolim de Ouro, ano 1953
Violão 7 Cordas de Aço
Restaurado por Domingos Fialho
- Tampo em Cedro
- Faixas laterais e fundo em Jacarandá da Bahia
- Braço em Mogno
- Escala em Jacarandá da Bahia
- Tarraxas @vstuners
- captação: não possui
- cordas: 1ª e 2ª Augustine imperial, 3ª, 4ª,5ª e 6ª D’addario Chromes ECG23, e 7ª D’addario CG075.
2) Violão 7 Cordas
- luthier: mario jorge passos, 1986
- Tampo em cedro;
- faixas laterais e fundo em jacarandá da Bahia;
- braço em cedro;
- escala de ébano;
- tarraxas Dieter Hopf;
- verniz goma-laca(tampo) e poliuretano(fundo, laterais e braço);
- captação fishmann natural II + mic interno GLM 200 + pocket blender externo ;
- cordas Augustine Imperial(primas) e Blue(bordões) sétima corda D'Addario NYL056W Guitarra clássica .056;
Website da Coleção/Instituição
https://www.facebook.com/fernandocesar7 https://www.instagram.com/fernandocesar7cordas/?hl=pt-br
Referências
CÉSAR, Fernando. Depoimento à equipe de pesquisa concedido em 5 de julho de 2021.