Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Felipe Siles de Castro
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Coronel Silva Teles, 325 - Cosmópolis/SP.
Descrição Geral
O acervo Esmeraldino Salles (1916-1979), compositor, violonista, cavaquinista e contrabaixista paulista, foi compilado pelo pesquisador Felipe Siles de Castro. O acervo contém um disco de 78 rpm com a participação de Esmeraldino na ficha técnica; 5 Lps com Esmeraldino como instrumentista; 10 discos (LP e CD) com músicas de Esmeraldino tocadas por outros instrumentistas; 13 entrevistas, 1 vídeo, 48 partituras, 20 fotografias e 3 Playlists criadas no site Discografia Brasileira https://discografiabrasileira.com.br.
Histórico
Esmeraldino Salles, conhecido como Esmê, nasceu em São Paulo e foi um instrumentista de grande importância na região. Participou do Regional do Rago e Regional do Siles (o clarinetista Wanderley Taffo) e atuou no próprio conjunto, o Regional do Esmeraldino, na Rádio Tupi, onde se notabilizou pelos seus arranjos. Teve composições gravadas pelo Regional do Canhoto e Hebe Camargo. Esmê era um músico prático, sem conhecimento de teoria musical, portanto suas composições foram transcritas por outros músicos como o bandolinista Izaias Bueno. Foi um dos poucos músicos afrodescendentes a ter atuação expressiva no mercado fonográfico em sua época. No entanto, como muitas fichas técnicas dos discos gravados na Era do Rádio não continham o nome de todos os músicos participantes, o nome de Esmeraldino Salles não é facilmente encontrado nesses registros.
O pesquisador Felipe Siles de Castro, que dedicou seu mestrado ao músico, foi reunindo, com recursos próprios, os discos e CDs que encontrou com a participação de Esmê como instrumentista ou compositor. As fotografias estão digitalizadas e foram disponibilizadas ao pesquisador pelo filho do compositor. Siles contactou músicos como Mário Machado, Barão do Pandeiro e João Macacão, que contribuíram com materiais à sua pesquisa. As partituras manuscritas e digitalizadas de composições de Esmeraldino foram obtidas no acervo da Casa do Choro, e faziam parte de um caderno organizado por Osvaldo Colagrande para a gravação do disco Tributo a Esmeraldino Salles (CD, 2002).
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo em suporte de papel está todo digitalizado e sendo disponibilizado gradativamente pelo pesquisador em um blog. Os discos físicos encontram-se preservados dentro de suas capas originais e envolvidos em plásticos próprios para sua conservação, em bom estado.
Informações Complementares
Dois instrumentos musicais que pertenceram a Esmeraldino estão em posse de seu filho Paulo Sérgio Salles: um violão e um cavaquinho.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(11) 96326 7579
Contato - Email
felipesiles@tutanota.com
Referências
BRASIL TOCA CHORO/ FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. FINZETTO, Yves; VALENTE, Roberta; MENDONÇA, Marquinho. (Orgs). 1ª ed. São Paulo: Cultura, 2019. Disponível em: https://tvcultura.com.br/upload/tvcultura/acontece/20190614171208_brasil-toca-choro-interativo.pdf
CASTRO, Felipe Siles. Depoimento concedido à equipe de pesquisa em 13 de abril de 2021.
DISCOGRAFIA BRASILEIRA.Playlist de Esmeraldino Salles. Disponível em: https://www.discografiabrasileira.com.br/playlists/242107/esmeraldino-salles. Acesso em: 14 abr. 2021