Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Fundação Catarinense de Cultura
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88010-400
Descrição Geral
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e preferencialmente do Estado de Santa Catarina, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo de Documentação Audiovisual (NDA) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), existente entre 1989 e 1998.
O acervo se divide em cinco coleções: Filmes, Som, Imagem, Equipamentos e Registros Textuais.
Até o presente momento, não é possível identificar se o presente Acervo consta de material singular para a compreensão da continuidade histórica do choro no estado de SC e região.
Histórico
Em 1998, a partir do decreto nº 3198 de 24 de setembro de 1998, o Governo do Estado de Santa Catarina criou oficialmente o Museu da Imagem e do Som. Na ocasião, os mesmos funcionários do NDA passaram a ser responsáveis pelas ações museológicas no MIS/SC.
O primeiro administrador do MIS/SC foi o cineasta Ronaldo dos Anjos, diretor de produções como e Astheros. Posteriormente, assumiu a administração do Museu o cineasta Carlos Eduardo M. Paredes, diretor de filmes como Desterro e Novembrada. Também esteve na administração do MIS/SC, Denise Magda Corrêa Thomasi, especialista em conservação e restauração de acervos fotográficos; e Cristiane Pedrini Ugolini. Atualmente, a administradora do Museu é Ana Lígia Becker.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Conforme relato da equipe conseguido junto ao Museu, o Acervo está ainda em processo de catalogação e digitalização, avançando paulatinamente conforme os recursos e pessoal permitem
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
Coleção I - Filmes
Nessa coleção, estão registrados filmes em película 35mm, 16mm, 8mm e super 8, fitas VHS, Umatic, DVcam, MiniDV, betacam, betamax e DVD. São mais de 1,2 mil títulos que retratam a cultura nacional e catarinense.
Dentre os filmes do acervo, encontram-se produções em película de Armando Carreirão, com importantes notícias de Santa Catarina, que datam da década de 1960; fitas Umatic com conteúdo da extinta Telesc e ainda os filmes premiados pelo Edital de Cinema Catarinense.
Coleção II - Som
Nessa coleção estão incluídos mais de 2 mil títulos, compreendendo discos (vinil e cera), CDs, fitas magnéticas de rolo, fitas cassetes e cartuchos de áudio, além de suas capas, encartes e estojos, refletindo a produção nacional e principalmente catarinense.
Coleção III - Imagem
Essa coleção é composta por fotografias, negativos (vidro e película) e diapositivos que remetem à cultura nacional e principalmente catarinense.
Há mais de 100 peças nessa coleção, na qual estão incluídos os negativos em vidro cristal do fotógrafo August Suiter, que registrou a construção da estrada de ferro Rio Grande do Sul - São Paulo.
Coleção IV - Equipamentos
Este acervo é composto por câmeras fotográficas, filmadoras, gravadores, toca-discos, vídeo-cassetes, projetores, gramofones, entre outros equipamentos relacionados com som, imagem e vídeo.
Coleção V - Registros Textuais
Essa coleção é específica para projetos e roteiros provenientes do Edital Catarinense de Cinema, partituras e autógrafos de personalidades.
No acervo de registros textuais destaca-se uma capa de disco autografada pela cantora Elis Regina.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
[48] 3664-2555
Contato - Email
mis@fcc.sc.gov.br
Referências
Acesso a https://www.cultura.sc.gov.br/espacos/mis em 17/03/21
GAZZONI, Cândido D. Depoimento à equipe de pesquisa por email em 25/03/21