Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Marco Antonio Carstens Mendonça
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo do conjunto Velhos Camaradas, grupo de choro pioneiro no Mato Grosso do Sul com intensa atividade entre os anos de 1978 e 1980. O acervo contém duas fotografias do grupo mostrando os quatro jovens músicos do grupo reunidos tocando seus instrumentos em uma apresentação pública, com uma audiência no entorno.
Histórico
Velhos Camaradas foi um grupo de choro criado em Campo Grande (MS) em 1978 e composto por jovens músicos. Era integrado por duas duplas de irmãos: Herbert Ghersel (violão de 7 cordas), Elton Ghersel (flauta transversal), Marco Antonio Carstens Mendonça (cavaquinho) e Paulo César Carstens Mendonça (timba com vassourinha).
O regional foi formado a partir de incentivo dos pais e tinha ainda como grande incentivador o cirurgião dentista e professor universitário Dr. Tito Ghersel, que patrocinou uma parte dos instrumentos e transportava o Regional para as apresentações e festas.
Entre 1978 e 1979, a Prefeitura Municipal fez um convite ao grupo para participar de um projeto chamado Feira do Povo, que acontecia todos os domingos, na Praça Ari Coelho (centro de Campo Grande). Na Feira do Povo havia exposição de artesanatos, comidas típicas, antiquários e grupos musicais locais se apresentando em um palco com sonorização, organizado pelo projeto. Os quatro meninos, com aproximadamente 16 e 17 anos, faziam sucesso porque tocavam um gênero musical pouco executado na região, o Choro, já demonstrando alguma virtuosidade tocando peças como Brasileirinho (Waldir Azevedo), Um Chorinho Diferente (Carlos Poyares), Lamentos (Pixinguinha), Carinhoso (Pixinguinha), Odeon (Ernesto Nazareth), etc. O regional também se apresentou na Penitenciária de segurança máxima, experiência que foi marcante para o grupo.
Entretanto, a maior apresentação da qual o grupo participou foi a abertura do show do Altemar Dutra, na praça Ari Coelho, também promovido pela Prefeitura Municipal.
O Regional teve uma carreira de 3 anos, de 1978 a 1980, quando os integrantes ingressaram na universidade.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está digitalizado.
Indicação para o plano de salvaguarda
Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Informações Complementares
Segundo o entrevistado, provavelmente o jornal Correio do Estado teria outros registros da atuação do grupo, assim como a TV Morena, concessionária da TV Globo. A Prefeitura Municipal de Campo Grande também deve ter algum registro do projeto cultural “Feira do Povo”, no qual participaram com o Regional.
Em 1995, Marco Antonio e Herbert fizeram parte da fundação de um novo grupo de Choro, o Agemaduomi - tendo este uma longevidade bem maior.
Contato - Telefone
(67) 98137-7080 (WhatsApp)
Contato - Email
choroalegro@gmail.com
Referências
MENDONÇA, Marco. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 9 de maio de 2021.