Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Adamor do Bandolim.
Região
Descrição Geral
O Acervo do bandolinista e compositor paraense Adamor do Bandolim é um acervo particular composto por composições, que vão desde do choro a outros gêneros brasileiros e próprios do estado do Pará. No acervo, além de suas composições, encontram-se discos, entrevistas e diversas biografias.
Histórico
Adamor do Bandolim é natural da Ilha de Marajó no Pará, onde nasceu em 1943. Sua relação com o choro começou na infância, sendo seu primeiro instrumento um banjo feito por seu tio. Começou a tocar choro aos 14 anos, influenciado pelos discos de Garoto. Aos 16 anos começou a tocar cavaquinho, passando para o bandolim pouco tempo depois. Suas composições na música instrumental tem influências dos batuques afro indígenas do Pará, do carimbó e dos ritmos da música caribenha. Em sua homenagem, o seu dia de nascimento, 26 de Maio, foi consagrado o dia municipal do choro em Anajás.
Seu acervo consta de 6 CD´s autorais, 65 músicas escritas e gravadas, outras apenas escritas e algumas ainda não escritas em partitura, sendo estas de choro e de outros gêneros musicais. Algumas obras não estão registradas juridicamente sobre o direito autoral. Dentre seus discos encontram-se: Choro Amazónico, Minha lavra e Vertentes.
Aline Vieira, produtora de Adamor do Bandolim, está atualmente em busca de meios para o financiamento do registo de todas as suas obras. O acervo também possui registros de jornais sobre seu trabalho que estão catalogados, uma revista do choro que tem sua biografia escrita, e também discos raros de músicos precursores do choro no Pará, como mestre Alcides, que atualmente não exerce mais o ofício de músico. Cabe ressaltar, que Adamor deseja publicar seu songbook e um DVD focado na sua obra. .
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se conservado, porém não está digitalizado. Apenas os registros de jornais estão catalogados. O acesso ao acervo é restrito por se tratar de acervo particular.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
Há a intenção de seus discos para instituições públicas.
Website da Coleção/Instituição
https://open.spotify.com/artist/08X39YcXASsuLeIkfYCAgc?si=msi99NG8QQWctBOmPR4BGQ
Contato - Telefone
91 8923-9129 (Aline Vieira - Produtora)||91 8261-4331 (Adamor do Bandolim)
Referências
BANDOLIM, Adamor do. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 15 de Abril de 2021.
Ficha elaborada por Adriana Chaves (estagiária do projeto de extensão Choro no Nordeste - prof. Rodrigo Heringer - UFRB) e Alice Alves. Revisão de Alice Alves.