Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Daniela Moura Bezerra Silva
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Benjamin Fontes, 595, Bairro Luzia, Bloco Rio Paraná 203, cep: 49045110
Descrição Geral
O referido acervo é de propriedade da pesquisadora e socióloga sergipana Daniela Moura, que realizou um trabalho de pesquisa sobre o choro em seu estado natal, entre 2006 e 2011. O acervo é composto por: (1) Fotos de rodas de choro ocorridas em Sergipe durante o período de suas pesquisas de graduação e mestrado, conduzidas entre os anos de 2006 e 2011; (2) Um trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais, de sua autoria, dedicado à discussão sobre o circuito do choro em Sergipe; (3) uma dissertação de mestrado em Sociologia, também de autoria de Moura, sobre sociabilidades entre musicistas ligados ao choro sergipano; (4) registro de reportagens (em fotos) sobre o choro na cidade de Aracaju, bem como de partituras escritas por chorões locais; (5) vídeo, em formato mp4, reunindo entrevistas que a pesquisadora conduziu com relevantes musicistas vinculados à cena de choro local (o material, no entanto, não conta com uma boa qualidade de gravação de áudio); fitas em formato VHS.
Histórico
O acervo foi constituído paralelamente ao percurso acadêmico da pesquisadora, por informações coletadas e dados por ela produzidos ao longo da referida trajetória. Esta iniciou-se ainda em seu período de graduação no curso de Ciências Sociais (UFSE), que lhe permitiu desenvolver um trabalho de conclusão de curso - defendido em 2008 -, no qual constam entrevistas com diversos chorões de Aracaju (SE). A pesquisa teve continuidade durante seu período de mestrado, em Sociologia (UFSE), sendo registrados naquele contexto diversos encontros com chorões aracajuanos, eventos de choro, tendo sido coletados outros materiais documentais como letras de composições e partituras. Entre os músicos entrevistados por Daniela Moura encontram-se Givaldo de Almeida Souza- bandolinista; João Rodrigues de Jesus - compositor e instrumentista; José de Almeida Carvalho - violonista e luthier; José Gerônimo Marques - bandolinista; José Vieira de Andrade- violonista. Dentre os músicos já falecidos à época da pesquisa e importantes para a difusão do choro na região, Daniela cita em seu trabalho: João Pires Argollo - violonista (1909-2008); Urcino Fontes (O Carnera) - violonista (1920-2003) e Euler Pelágio Bessa - acordeonista e pianista (1919-1991).
Estado da Coleção/Acessibilidade
Boa parte das fotos que constam no acervo foram reveladas (não tendo mais Daniela Moura a posse dos negativos vinculados). As demais encontram-se digitalizadas e preservadas. Os vídeos estão conservados em formato VHS (fitas) e o TCC encontra-se impresso e em posse de Moura. Vídeos, fotografias reveladas e o TCC encontram-se em bom estado de conservação. O acesso aos itens não digitalizados do acervo podem ser concretizados a partir do contato com sua proprietária e agendamento prévio (visitações), enquanto sua parte digital pode ser solicitada por terceiros via e-mail. A dissertação é facilmente encontrada no repositório da Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe, em formato digital, acessível pelo website da instituição.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
NA
Website da Coleção/Instituição
Não possui
Contato - Telefone
98832-2287
Contato - Email
danimb01@gmail.com
Referências
BEZERRA, Daniela Moura. “Rodas de choro” em Aracaju: uma discussão sobre o circuito do choro na capital sergipana. Trabalho de conclusão de curso em Ciências Sociais Bacharelado. São Cristóvão/SE: UFS, 2008.
BEZERRA, Daniela Moura. Puxo o cavaquinho pra cantar de galo: conflito e solidariedade no circuito do choro de Aracaju-SE. Dissertação de Mestrado em Sociologia, São Cristóvão/SE: UFS, 2011.
BEZERRA, Daniela Moura. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 29 de Abril de 2021.