Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Sociedade Musical Amor À Arte
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Tiradentes, 181
Descrição Geral
A banda Sociedade Musical Amor à Arte (SMMA) possui um acervo que conta com documentos e partituras guardados desde sua fundação em 1897. O acervo, com aproximadamente 400 obras, está sob posse e preservado na sede da SMAA, e consta de material musical variado, com maxixes, tangos, polcas junto ao repertório da banda, que traz um retrato da atividade do grupo em Florianópolis.
Histórico
A SMAA, fundada oficialmente em 1897 e em atividade até os dias de hoje, forneceu ao longo de sua história, aulas para um grande número de aprendizes, que por vezes se tornaram mestres de bandas militares em outras localidades do país. A banda servia como um espaço, no período em questão, para a atuação de músicos e compositores locais. Ferreira (2009) traz em seu trabalho matéria onde o músico Nabor Ferreira, integrante do grupo de choro Vibrações (Florianópolis), relata seu início com o saxofone na SMAA.
As partituras impressas encontradas podem ser divididas basicamente em três tipos: avulsas, coletâneas e óperas. As avulsas são visivelmente mais recentes, aparentando terem sido impressas nos últimos 30 anos, e contêm músicas de variados compositores, possivelmente tocadas pela banda devido ao sucesso alcançado no rádio ou na televisão. As coletâneas, principalmente dos anos 60, 70 e 80 trazem, em livros, temas e letras de canções dedicadas a festas e ao carnaval. Além destes dois tipos de partituras foram encontradas, ainda, três reduções de óperas para piano e voz, duas destas pertencentes ao Club Beethoven. As partituras, aparentemente importadas da Europa, trazem na íntegra as óperas La Traviata de Verdi, Ruy Blas de Marchetti e Lohengrin de Wagner.
As partituras manuscritas são o tipo de documentação mais abundante no acervo da SMAA. Apesar de uma pequena parte das partituras se encontrar misturadas umas às outras, desorganizadas ou incompletas, a maior parcela destas se encontra completa, organizada e separada em pequenas pastas de papelão. Geralmente consistem de arranjos para banda, divididos em folhas (normalmente por volta de 20), separadas para cada instrumento do conjunto.
As partituras que aparecem datadas, aproximadamente 30% destas, apresentam em sua grande maioria datas entre 1900 e 1935. A mais antiga encontrada, a valsa O 1º Beijo, composta por George Lamette, possui cópia datada de 1884 e a mais recente, o samba Na Aba, cópia do ano de 1985.
Os nomes dos compositores aparecem indicados em pouco mais da metade das partituras. Estes são os mais variados, mas aparecem com maior freqüência aqueles locais como José Brasilício de Souza (1854-1910, autor do Hino de Santa Catarina), seu filho, Álvaro Souza (1879-1939), o Maestro Pedro Pavão do Nascimento (?-1940), regente da SMAA no início do séc. XX, além de outros instrumentistas da SMAA que também compunham. Em inúmeras partituras, no entanto, como a exemplo das datas, não há informações sobre quem as compôs.
O tango-brasileiro, o maxixe e o samba, junto às marchas carnavalescas, foram os gêneros musicais que com maior frequência apareceram dentre os gêneros que normalmente são considerados “gêneros nacionais” no acervo da SMAA .
Um dos maxixes encontrados no acervo foi composto por Vespasiano Souza para a Revista Ouro sobre Azul, o que aponta para uma relação entre a música produzida localmente e o teatro de revista em Florianópolis, nos moldes do que acontecia no Rio de Janeiro.
Segundo Schneider (2011) o acervo pode ser dividido na seguinte configuração:
Partituras impressas
Partituras manuscritas
Livros-caixa e documentos financeiros diversos
Livros de atas
Livros de presença
Lista de sócios propostos e lista de contribuintes
Relatórios do estado da sociedade Documentos da biblioteca da SMAA
Documentos diversos enviados e recebidos pela SMAA
Estatutos
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se conservado, mas não está digitalizado ou disponibilizado para acesso público. O acervo foi descrito e analisado no trabalho de Schneider (2011).
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
Contabilização de gêneros presentes no acervo (SCHNEIDER, 2011):
Valsa 87; Dobrado 72; Marcha 66; Polca 39; Samba 31; Tango 19; Mazurca 10; Maxixe 10; Hinos 09; Schottisch 07; Galope 07; Arranjos de trechos de ópera 07; Fox-trot 05; One-step 03; Quadrilha 03; Ragtime 02; Canção blue 01; Cakewalk 01; Habanera 01; Bolero 01; Rumba 01
Sertanejo 01; Cateretê – Toada sertaneja 01; Batuque 01; Batucada 01; Pasodoble 01; Pas-de-quatre 01; Polonaise 01; Sem gênero especificado 03
TOTAL 392
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
bandaamoraarte@gmail.com
Referências
SCHNEIDER, Alexandre da Silva. Sociedade Musical Amor à Arte: um estudo histórico sobre a atuação de uma banda em Florianópolis na Primeira República, 2011. 137 p. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
FERREIRA, Júlio Córdoba Pires. Reflexões sobre o choro e suas manifestações em Florianópolis. Mestrado em Música, UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009.