Coleção
Acervos
Item
Acervo da Polícia Militar do Maranhão – Coleção da Banda de Música João Carlos Dias Nazareth
Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Polícia Militar do Estado do Maranhão
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Calhau, São Luís - MA, 65074-220
Descrição Geral
A coleção é composta de documentos musicais, entre partituras e notações diversas (manuscritas), utilizados por integrantes da histórica banda João Carlos Dias Nazareth, sob a guarda da Polícia Militar do Maranhão. Não há informações públicas sobre o conteúdo detalhado do material. De acordo com o pesquisador Guilherme Augusto de Ávila da Universidade Federal do Maranhão, o material relativo à coleção corresponde a um volume correspondente a cerca de 40 cm de documentação musicográfica - entre partituras e anotações. Ávila chama a atenção para a relevância de tais documentos para a investigação das práticas musicais locais e para a caracterização da música maranhense, possibilitando a identificação de músicos e compositores que se relacionaram com a referida banda desde sua criação, na primeira metade do século XIX. Ainda segundo Guilherme Ávila, ainda que a coleção musical não seja composta integralmente por documentos referentes ao choro, trata-se de material historicamente associado ao gênero e que permite o estudo musicológico do desenvolvimento do choro no Maranhão.
Histórico
A Banda de Música João Carlos Dias Nazareth foi criada em 1836, junto à criação do próprio Corpo de Polícia. Foi momentaneamente extinta em 1889 - ocasião em que todos os instrumentos foram doados para a Escola de Aprendiz de Marinheiro -, retornando à ativa já em 1891. Ao longo do século XX, a Banda foi reorganizada em diversas ocasiões, o que talvez possa sugerir uma constituição heterogênea do repertório que compõe o acervo, fato a ser verificado em pesquisas presenciais futuras.. Alguns dos músicos e compositores maranhenses em destaque que passaram pela banda são: Marcelino May, Alconforado, Álvaro Malhas, Moacir Olegário de Carvalho, Gregório Abreu, Washington Figuerêdo, João Carlos Nazareth, Reinaldo Marques, Zequita, Manoel Pereira de Sousa (Néo), José da Conceição Veloso e Raimundo Nonato Mendonça Cutrim, José Daniel Neves, José Augusto Diniz. Convém destacar que o nome da Banda - João Carlos Dias Nazareth - é uma homenagem ao músico e compositor homônimo, também pai da cantora maranhense Alcione. Em 2018, o Governo do Estado do Maranhão declarou a Banda de Música João Carlos Dias Nazareth como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Não há informações detalhadas, sendo necessário o trabalho arquivístico e análise documental inicial. Sendo a presente pesquisa conduzida em um período de restrições de circulação, devido à pandemia de Covid-19, não foi possível realizarmos a consulta in loco.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Não foi possível verificar tais informações junto a instituição, devido à lacuna de resposta às sucessivas tentativas de contato. Aqui referidos tão-somente extratos do depoimento de Guilherme Ávila em relato da sua experiência atual de pesquisa em acervos musicais do Maranhão.
Informações Complementares
NA
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(98) 2016-8400 (Gabinete CMD Geral)||(98) 2016-8401||(98) 2016.8420 (Secretaria)
Contato - Email
Todos os contatos da PM/MA: https://pm.ssp.ma.gov.br/contatos/
Referências
ÁVILA, Guilherme A. Depoimento à equipe de pesquisa, realizado em 14 de abril de 2021.