Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Bozó 7 Cordas (Ewerton Brandão Sarmento)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua: Bulhões Marques, 19, sala 511, bairro Boa Vista, Recife-PE, CEP 50.060-050 (endereço comercial – Studio 7 Cordas)
Descrição Geral
Acervo do violonista, professor e compositor pernambucano Bozó 7 Cordas, um dos instrumentistas de referência para o choro em Pernambuco e no Brasil. Seu acervo conta com gravações amadoras de diversos momentos de sua carreira como músico e professor na cidade de Recife. São cerca de 50 partituras de suas composições; gravações de algumas rodas de choro com pessoas em locais importantes da cena chorona recifense; gravação de um show realizado juntamente com a cantora Dalva Torres com o grupo Pingo de Ouro (Nestor Cavaquinho, Bozó, Lula do Pandeiro). Há também registro fonográfico de audições dos alunos de Bozó no Conservatório Pernambucano de Música.
Histórico
A coleção foi sendo formada durante toda a trajetória musical do violonista, a partir de registros de passagens importantes de sua vida profissional. Atualmente, Bozó é dono de um estúdio de pequeno porte chamado Studio 7 Cordas. É neste espaço de trabalho do músico que está localizada a coleção.
Entre os materiais pertencentes ao acervo destacam-se registros em áudio de algumas rodas de choro no lendário e saudoso Quintal do Cosme, espaço que por muito tempo foi referência para se ouvir e tocar choro em Recife.
Há também o registro de uma roda musical, não só de choro, gravada na casa de um médico chamado Fausto Rossiter, uma espécie de mecenas, apaixonado e grande entusiasta do choro. Esta roda em particular, foi gravada por volta de 1977, 1978. A grande importância desse registro é o fato de contar com a participação de nomes de referência para a música, para o choro pernambucano, recifense como Valdomiro Santa Clara (bandolim), Egildo Vieira (flauta e pífano), Canhoto da Paraíba (violão), Seu Cláudio (cavaquinho), Bué 7 Cordas (Josué 7 Cordas) e, possivelmente, muitos outros.
Há também muitas composições autorais do próprio Bozó, como já mencionado, cerca de 50 músicas, sendo que nem todas são choros. Vale salientar que Bozó nunca gravou um álbum como solista, com composições exclusivamente suas.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A maioria do material está catalogado e digitalizado. O acervo é particular, a acessibilidade ao conteúdo do acervo vai depender de acordos feito com Bozó.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (parcial)
Informações Complementares
A partir das conversas e entrevistas realizadas, Bozó entrou novamente em contato com Fausto. Esse médico sempre foi um entusiasta do choro e por volta do final da década de 1960, adquiriu um gravador de rolo para registrar as rodas que aconteciam em sua casa. Todos esses registros já foram transformados, atualizados em novas mídias no decorrer dos anos e, atualmente, estão armazenados em um HD externo. Com o contato retomado, o médico se disponibilizou a fazer uma cópia de tudo para Bozó. A previsão é que este material chegue para Bozó em junho. Ainda não foi informado se o público em geral ou pesquisadoras e pesquisadores terão acesso ao material.
Contato - Telefone
(81) 98217-3755
Contato - Email
bozo7cordas@gmail.com
Referências
SARMENTO, Ewerton Brandão (Bozó 7 Cordas). Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 06 de abril de 2021.