Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Billy Magno
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo do multi-instrumentista e pesquisador alagoano Billy Magno. É composto por partituras, biografias e documentação diversa sobre compositores de choro alagoanos, tais como Américo Castro, Benedito da Silva, Edison Camilo de Moraes, dentre outros. A partir dos contatos iniciados pela equipe de pesquisa do processo de registro do choro como patrimônio imaterial brasileiro, Billy Magno revisitou e organizou seu acervo sobre o choro do estado especialmente para este processo de pesquisa.
Histórico
O acervo foi formado ao longo da carreira e estudos em música de Billy Magno. Além de um músico multi-instrumentista de renome, Billy é muito interessado no registro histórico sobre música, sendo sempre referenciado por ter uma excelente memória.
O material organizado por Billy, o arquivo digital em pasta denominado Choro Alagoano, está dividido em diversas pastas de compositores. Ao todo são 15 pastas. Em cada uma delas, existem, sempre que foi possível encontrar, registros em fotografias, áudios, partituras e uma biografia sobre cada músico compositor. Entre os compositores, os nomes de Américo Castro, Benedicto Silva, Edison Camilo de Moraes, Egildo Vieira, Eraldo Trindade, Isaac Galvão Cruz, Jalmeriz Pinheiro Galvão, José de Aguiar Cerqueira, Luiz Gonzaga da Silva, Billy Magno, Willbert Fialho, José Ramos de Souza e Saraiva. Todo o material catalogado por Billy Magno está devidamente referendado em uma bibliografia, que compreende desde pesquisas acadêmicas até referências de acervos nos quais o músico conseguiu acessar as fotografias e partituras antigas.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O material digitalizado está organizado e catalogado, é de fácil compreensão, bastante rico em informações. Quanto ao material físico em posse do músico, não foi possível conferir o estado de conservação. O acervo é particular, mas o músico Billy Magno é bastante solícito e interessado em divulgar informações acerca da história do choro alagoano.
Informações Complementares
Billy Magno nasceu na cidade de Pão de Açúcar - AL, mas vive faz alguns anos na cidade de São Paulo. É multi-instrumentista e arranjador. O músico já tocou e fez arranjos para artistas como Dorival Caymmi, Danilo Caymmi, Agnaldo Timóteo, Wanderléa, Zeca Baleiro, Wilson Simoninha, Angela Maria, entre outros. Apesar de não ter uma ligação musical tão direta com o choro, tem grande admiração pelo gênero e é um grande estudioso da história da música de seu estado natal.
Contato - Telefone
(11) 99498-3146 (Billy Magno)
Referências
MAGNO, Billy. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 01 de maio de 2021.