Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto Aldo Krieger
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Paes Leme, 63 Centro - Brusque/SC
Descrição Geral
O acervo é dedicado à conservação do patrimônio do compositor, regente, professor e multi-instrumentista catarinense Aldo Krieger.
O acervo do Instituto Aldo Krieger (IAK) é composto por um total de aproximadamente 3 mil peças divididas em 5 grandes áreas, segundo organização do próprio museu:
Acervo Museológico
Acervo Documental
Acervo Instrumental
Acervo Fotográfico
Acervo Bibliográfico
O instituto está estabelecido no centro de Brusque, no Estado de Santa Catarina, e trata-se de uma sociedade de direito privado, sem fins lucrativos. O IAK tem como principais objetivos promover, fomentar e apoiar atividades de manutenção, conservação e divulgação do acervo que conta com instrumentos musicais, objetos pessoais e toda a obra musical do Maestro Aldo Krieger (1903-1972), compositor com grande contribuição para o choro da região catarinense ao longo do século XX, com várias polcas, valsas, tangos no seu repertório.
Histórico
Aldo Krieger nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 05 de julho de 1903, e aos sete anos de idade começou a estudar música com o Professor Graupner, iniciando-se no bandoneon. Ainda adolescente, aprendeu a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone. Formou com os irmãos um conjunto regional que animava o cinema mudo, as serestas e os saraus. Organizou o primeiro Jazz Band de Santa Catarina, lugar onde organizou e dirigiu vários corais religiosos e de jovens da comunidade.
No Rio de Janeiro, em 1953, fez no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico um curso intensivo, onde foi aluno de Villa Lobos, Andrade Muricy, entre outros, e em 1956 fundou o Conservatório de Música de Brusque, filiado ao Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
Em 1970, sob sua regência, a Associação Coral de Florianópolis gravou seu primeiro LP em São Paulo e ainda, neste mesmo ano, foram feitas também em São Paulo, apresentações no Teatro Municipal, TV Tupy e TV Cultura Canal 2.
É autor de inúmeras composições para piano, canto coral, banda de Música, além dos Hinos do Centenário de Brusque e Blumenau, Hino da Associação Coral de Florianópolis, entre outros.
Aldo Krieger faleceu em Florianópolis, em 12 de outubro de 1972.
O Instituto Aldo Krieger – IAK foi criado em 2002 objetivando as comemorações do centenário de nascimento do músico brusquense.
O Instituto tem realizado frequentemente atividades culturais, tais como: apresentações musicais, encenações, exposições, além de receber visitas escolares.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção encontra-se conservada integralmente, sob adequada diretriz museológica de manutenção e catalogação, e está disponibilizada publicamente para visitação presencial.
Informações Complementares
ACERVO MUSEOLÓGICO:
PORCELANATO – 40 peças
As peças cuidadosamente conservadas constituem-se de louçaria de uso pessoal da família do compositor e de coleções particulares de sua mulher Gertrudes, bem como de seus pais Adelaide e Gustavo. Alguns exemplares comemorativos do Centenário da Cidade de Brusque, também fazem parte deste acervo.
MOBÍLIA – 20 peças
O mobiliário do Museu Casa de Aldo Krieger permanece com os vários ambientes do local onde viveu a família do músico com peças antigas e utilizadas naquela época.
São mesas, cadeiras, estantes e principalmente a escrivaninha na qual o compositor utilizava para escrever as suas obras.
QUADROS – 50 peças
As obras em telas e as fotos fazem deste acervo um verdadeiro histórico da vida do compositor. Óleo sobre tela e madeira, bico de pena e diversas fotos compõem este importante arquivo.
ACERVO DOCUMENTAL:
Cartas, ofícios, identidades, certidões e outros documentos são encontrados nos arquivos do museu da lavra do próprio músico e por ele recebidos, permitindo assim uma volta a história de um passado distante, desde os tempos do cinema mudo em que participou produzindo as trilhas sonoras no momento da projeção da película.
ACERVO INSTRUMENTAL:
INSTRUMENTOS MUSICAIS – 17 peças
Constituído de vários instrumentos musicais que eram de uso pessoal do Maestro Aldo Krieger e por ele adquiridos, tais como violinos, violão, bandolim, alaúde, clarinete, flautas, entre outros, são raros e alguns datam do século dezoito.
PARTITURAS – 800 peças
O acervo de partituras contempla um rico repertório de peças musicais do próprio maestro e de outros compositores, entre eles seu filho Edino Krieger. São peças para orquestra, coral, banda de música, piano etc. Muitas inclusive reproduzidas por ele mesmo em originais manuscritos ou copiadas por processos de reprodução com mimeógrafo, gelatina e heliográfica.
DISCOS – 1500 peças
A coleção de discos vinil long-play (LP) e 78 rpm contempla gravações por vezes raras e agora estão sendo catalogadas.
Alguns exemplares de discos para gramofone estão expostos juntamente com o aparelho.
ACERVO FOTOGRÁFICO:
NÚMEROS DO ACERVO - 600 peças
As reproduções fotográficas antigas existentes na casa museal (IAK), são de uma riqueza incomum, constituindo-se em verdadeiras obras primas da sétima arte. O Maestro Aldo Krieger sempre foi um apaixonado por fotografias e graças a isso deixou uma imensa quantidade de fotos com ele, produzidas em estúdio e instantâneos ocasionais.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO:
BIBLIOTECA ALDO KRIEGER
NÚMEROS DO ACERVO - 700 peças
A leitura de revistas, periódicos e livros o maestro priorizou em toda a sua vida. Assim ele formou uma excelente biblioteca com obras escritas particularmente em português, alemão e italiano.
Os exemplares por vezes encadernados por ele próprio, datam desde a época em que frequentou, quando criança, a escola alemã da cidade.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(47) 99972-1735
Contato - Email
institutoaldokrieger@gmail.com
Referências
Consulta a página web do IAK. Disponível em: https://www.iak.org.br/in%C3%ADcio Acesso em 04/05/21
Consulta ao catálogo de partituras do autor na página web da Casa do Choro. Disponível em: https://acervo.casadochoro.com.br/works?card_id=1382
Acesso: 04/05/21