Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
Travessa José Alexandre García, 185 - Ribeira, Natal - RN, CEP. 59025-280.
Descrição Geral e/ou Histórico
O Buraco da Catita foi criado em 2008, por Marcelo Tinoco e Camilo Lemos, ambos músicos, respectivamente, bandolinista e violonista de sete cordas. Depois da primeira experiência de tocarem juntos num grupo entre os carnavais de 2006 e 2008, os músicos tiveram a intenção de continuar a parceria musical, só que agora tocando choro. Depois de tocarem em diversos bares e espaços culturais de Natal, surge a proposta dos dois músicos de criação do Buraco da Catita. Era um espaço de valorização do choro que estava localizado no bairro histórico e conhecidamente boêmio da Ribeira, sua localização ficava na esquina da travessa José Alexandre Garcia com a rua Câmara Cascudo.
“Camilo Lemos e Marcelo Tinoco fundaram o Buraco da Catita em 2008 e o inauguraram em 23 de abril, homenageando dois ícones do choro: o carioca Pixinguinha e o potiguar João Juvanklin. Desde então, o Buraco da Catita se tornou um verdadeiro reduto para os chorões e aqueles que apreciam o estilo na cidade” (COSTA, DOZENA, 2012, P. 13).
Os dois donos e o público sempre encararam o Buraco da Catita como um lugar que ia muito além de um bar, era um espaço de encontros musicais que reunia várias classes sociais e econômicas democraticamente, sobretudo em relação ao choro.
“Desde a sua criação, o bar influenciou uma série de transformações urbanas no bairro da Ribeira. No Buraco da Catita ocorreu uma série de apropriações espaciais pelo espaço público. Por outro lado, o movimento musical impulsionado pelos que lá tocam guarda uma peculiaridade que é dada pelo caráter ‘existencial’ que os músicos têm com o choro e com a ‘aura’ do bairro” (COSTA, DONZENA, 2012, p. 11).
Informações Complementares
O projeto de recuperação e revitalização ‘Operação Urbana Ribeira’ iniciado no governo de Aldo Tino entre 1993 e 1996 e finalizado somente em 2007 no mandato de Carlos Eduardo. O projeto gerou diversas melhorias urbanísticas, modificações no bairro tanto nas formas de sua paisagem quanto na função e finalidade. O bairro da Ribeira foi fortalecido como ponto de referência histórica e cultural da cidade de Natal.
Referências
COSTA, Pablo Raniere Medeiros da. DONZENA, Alessandro. Espaços do choro em Natal - RN: um olhar geográfico. Revista Espacialidades [online]. 2012, v. 5, n. 4, p. 2-21.