Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral e/ou Histórico
O movimento Choro de Coreto se formou pela reunião de músicos e entusiastas do choro, em caráter aberto e popular. Idealizado pelo músico Rui Kleiner, contempla, ao mesmo tempo, a tradição do ato de se tocar em roda e a devolução de um patrimônio ao povo. Sua primeira edição em formato de roda foi no ano de 2016 e reuniu importantes adeptos, sempre de maneira crescente. O objetivo primordial do movimento era fazer a ocupação de coretos da cidade de Rio Claro e região, de modo a resgatar a finalidade dos coretos, construções normalmente localizadas em praças centrais das cidades, que no passado se destinavam a apresentações musicais de bandas, aproximando músicos e público de maneira democrática e gratuita. Dentre os participantes estão Rui Kleiner (bandolim, violão, violino) Léo Ozawa, Mauricio Tagliadelo, Leonardo Freitas, Emílio Moreira, Lucas Penteado (violão), Marcius Patrizi, Gilberto Zacchi, Nuno Moraes (percussão),Tiago Veltrone (bandolim e cavaco), Luiz Gustavo, Keila Yonashiro (pandeiro), Paulinho Leme (acordeon), Gabriela Grande (cavaco), Lara Teo, Renan Bertho (flauta), Paola Tokumoto (produção).
Com o tempo, a proposta inicial, visando à formação de um grupo fixo, agregou vários objetivos: além da apreciação musical e do conhecimento de repertório, despertar o interesse social, histórico e criativo, assim como assumir um caráter didático. Com uma parte da apresentação dedicada às falas dos músicos (também educadores e pesquisadores), ressaltam-se elementos e histórias do choro – sejam de interpretação, técnica, levada, curiosidades, composição, improviso e outros. Ressalta-se a importância primordial da preservação da linguagem musical do choro, fundamento prioritário em qualquer iniciativa popular desse molde. Em seu repertório, o Choro de Coreto privilegia as muitas experiências de seus participantes: desde a execução de músicas a partir dos princípios do choro (aproximadamente os anos 1870) até compositores modernos, incluindo os próprios integrantes. Os gêneros são, além do choro, polca, maxixe, valsa, tango brasileiro, schottisch, mazurca, modinha, cateretê, habanera e outros que fazem parte deste universo.
Informações Complementares
O Choro de Coreto teve atividades interrompidas desde o início da pandemia de COVID-19. No entanto, os integrantes pretendem retomar as rodas assim que possível, com os protocolos de segurança.
Website e/ou contato do evento
Email do Evento
ruikleiner@gmail.com
Referências
KLEINER, Rui. Depoimento à equipe de pesquisa em 12 de maio de 2021