Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Miguel Navarro y Cañizares, 423 - Pituba. CEP: 41810-215
Descrição Geral e/ou Histórico
As movimentações relacionadas à roda de choro no restaurante Cantina Volpi iniciaram-se em 2013. Após a tentativa de integrantes do grupo "Choro Mania" de fixar um local para performances semanais em espaços outros, na Cantina a incursão mostrou-se exitosa. O conjunto, base da roda no estabelecimento, é formado por Francisco Castro (pandeiro), Roberto Castro (tantan), Luiz Henrique (bandolim), Fernando Menezes (bandolim), Florencio Pereira (sax tenor), Claudio Arrais (bandolim), Luiz Henrique (bandolim) Washington do Violão (violão de 7 cordas), Aluísio do Cavaco (cavaco).
No repertório são comumente exploradas composições dos integrantes da própria roda, principalmente aquelas de Luiz Henrique e Fernando Menezes. Em relato à equipe de pesquisa, Fernando conta ter mais de 100 composições registradas. A roda é aberta para as "canjas" e para participações de convidados. Seus integrantes exploram ainda a performance de inúmeros estilos e gêneros musicais, dentro de uma proposta instrumental, a exemplo do mambo, da rumba, do baião, do frevo e do samba.
Fernando frequentemente reforça dois importantes aspectos da roda: o de que grande maioria dos membros do conjunto são autodidatas e que não há ensaios prévios às performances. Boa parte dos arranjos e dos temas tocados são gestados no próprio cotidiano da roda.
Os encontros ocorrem semanalmente aos sábados, tendo início às 12h e término (aproximadamente) às 18h. Por volta das 15h a roda se abre à participação de outros musicistas que não aqueles a integrarem o "Choro Mania". A partir deste momento, dedicam-se, majoritariamente, à performance de composições mais tradicionais e conhecidas no ambiente do choro.
Os instrumentistas são remunerados pela Cantina Volpi por meio de cachê, tendo ainda direito a acesso a bebidas (livre) e a uma refeição semanal.
O grupo Choro Mania processa o som de todos os instrumentos, amplificando-os a partir do recurso a uma mesa e duas caixas de som.
Informações Complementares
Algumas personalidades vinculadas ao choro de outros estados do país já passaram pela Roda de Choro na Cantina Volpi, a exemplo de Ronaldo do Bandolim (Época de Ouro) e do flautista Leandro Tigrão.
Website e/ou contato do evento
Contato - Telefone
(71)3013.6677 (Cantina Volpi)||(71)9955.8242 (Fernando Menezes)
Referências
MENEZES, Fernando M . Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 22 de junho de 2021.