Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Capital Federal, 186- Sumaré – São Paulo.
Descrição Geral e/ou Histórico
A roda do Silvinho, também conhecida como Roda do Izaias, ou roda do Sorriso, foi criada em 2005. Silvio Garrido, o Silvinho, cavaquinista, é proprietário de um estúdio de ensaios e gravações no bairro do Sumaré, e ofereceu o 2º andar da construção – um espaço sem tratamento acústico – para músicos de choro poderem se encontrar para ensaiar sem haver reclamações de vizinhos, uma vez que em São Paulo muitos músicos residem em prédios. Dessa maneira, Silvinho convidou o bandolinista Izaias e seu conjunto para realizarem uma roda semanal no espaço. Desde então a roda foi se tornando conhecida entre a comunidade do choro e o público em geral. Músicos de fora de São Paulo frequentam a roda quando vêm à cidade para apresentações.
A roda é mantida desde 2005 pelo grupo de Izaias e Seus Chorões, é acústica e é aberta a músicos que queriam participar. No entanto, apenas músicos que já têm domínio razoável do instrumento são convidados a participar. Muitos estudantes e músicos interessados em choro frequentam a roda apenas para assistir. Cantores de samba e seresta são bem-vindos, com moderação.
A roda tem importância fundamental na história do choro de São Paulo na medida em que é um dos poucos espaços dedicados ao choro sem fins lucrativos e abertos ao público, conduzido por um dos grupos mais notáveis do Brasil. O grupo de Izaias tem formação e repertório tradicionais, e o choro que se pratica e se toca nessa roda tende a seguir essa linha. A formação atual é Izaias Bueno (bandolim), Israel Bueno (Violão de 7), Marco Bailão (violão de 6), Getulio Ribeiro (cavaquinho), Allan Gaia (pandeiro). O público vai fundamentalmente para assistir a roda, embora conversas paralelas aconteçam, ainda que geralmente em tom discreto. Silvinho ressalta que nunca permitiu o consumo de bebidas alcoólicas no local ‘para não virar bagunça’. Silvinho oferece café e água ao público. A roda se mantém pelos esforços de Silvinho, que arca com todos os custos de manutenção, provenientes da receita do estúdio. A roda é gratuita e os músicos tocam voluntariamente. O irmão de Silvinho, Lincoln Sobrinho, o Sorriso, é uma espécie de anfitrião da roda. Sorriso recebe os convidados e os apresenta aos frequentadores habituais. O aniversário de Sorriso, em 2 de agosto, é comemorado anualmente com uma grande festa, com roda de choro e comes e bebes.
Informações Complementares
A roda aconteceu semanalmente desde sua inauguração, às 6as feiras das 21h até meia noite, eventualmente se estendendo até mais tarde. Desde 2019 a frequência passou a ser mensal, geralmente na primeira sexta-feira do mês. A roda foi interrompida no início da pandemia de COVID-19 e atualmente Silvinho está tendo dificuldades em manter o espaço, uma vez que a atividade do estúdio se reduziu drasticamente em virtude da pandemia.
Email do Evento
Silvio Garrido - estudiodosilvinho@hotmail.com
Contato - Telefone
(11)99827-4255
Referências
Documentário Roda de Choro do Silvinho. Izaías e seus Chorões. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p_6jjJyUSvk. Acesso em 6 jun 2021
GARRIDO, Silvio. Depoimento à equipe de pesquisa em 6 jun 2021