Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
Passeio Público - Av. Sete de Setembro - Campo Grande, Salvador - BA, CEP: 40080-001
Descrição Geral e/ou Histórico
A Roda de Choro do Teatro Vila Velha, idealizada, criada e coordenada pelos musicistas e pesquisadores Juvino Alves Filho e Elisa Goritzki, iniciou suas atividades no ano de 2000 e teve como sede das apresentações o Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha. A Roda surgiu da necessidade de criação de um espaço para encontro e fomento da prática e aprendizado do choro que, ao mesmo tempo, representasse um espaço de inclusão, difusão e acolhimento das diversas tendências e manifestações do choro na cidade de Salvador, acolhendo músicos de diferentes gerações envolvidos com sua prática. Em seus 6 anos de existência e atividade semanal continua (2000-2006), a Roda se constituiu como o mais importante espaço de interseção entre instrumentistas, compositores, e público baiano, tendo por ela passado músicos de diversas regiões do Brasil e do mundo, a exemplo do multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal. Em sua primeira formação, a Roda era composta pelos músicos Juvino Filho (clarineta), Elisa Goritzki (flauta), Paulo Emilio (bandolim), Jailson Coelho (violão 6 cordas), Carlos Chenaud (violão 7 cordas) Calazans (cavaquinho) e Cacau do Pandeiro (pandeiro). A Roda de Choro do Teatro Vila Velha influenciou musicistas, estimulou a criação de grupos de choro e, mais amplamente, de música popular brasileira, além de ter fomentado a criação e o fortalecimento de outros espaços de performance musical na cidade de Salvador
Informações Complementares
Estima-se que mais de 25.000 pessoas tenham acompanhado – como musicista ou público – as apresentações da Roda de Choro do Teatro Vila Velha. Ela acolhia músicos vinculados à performance de diversos gêneros musicais e oriundos de diversas localidades da Bahia, recebendo um público heterogêneo, incluindo crianças, jovens adultos e idosos.
Para acesso às apresentações era cobrado ingresso/taxa de R$2,00 (dois reais) por pessoa, sendo gratuita a entrada para musicistas. Passaram pela Roda de Choro musicistas que tornaram-se, posteriormente, importantes referências para a prática do choro em Salvador, no Brasil e no mundo, a exemplo Victor Salles, Débora do Pandeiro, Juracy Tavares, Messias Britto, Ivan Sacerdote, Anne Morgana, Leo Cunha, Gileno Santana, Eric Almeida entre outros.
Website e/ou contato do evento
juvinojovem@gmail.com e elisa.goritzki@gmail.com
Contato - Telefone
(73) 99869-6969 (Juvino Alves Filho)||(11) 99479-4547 (Elisa Goritzki)
Referências
SANTOS FILHO, Juvino Alves dos. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 17 de maio de 2021.
GORITZKI, Elisa. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 23 de abril de 2021.