Metadados
A associação está ativa?
Não
Pessoa ou grupo responsável
Helton Altman
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua João Moura, 763
Descrição Geral e/ou Histórico
O Bar Clube do Choro foi fundado em 1980 por Helton Altman, que era membro do Clube do Choro da 1ª versão (de 1977 a 1979 -Ver ficha correspondente). O Clube do Choro havia tido suas atividades encerradas com dispersão dos sócios. Altman, então, propôs continuar as atividades do clube no formato do bar, para poder gerar renda constante e manter o Clube em atividade, sem depender apenas de trabalhos esporádicos e tampouco de mensalidades de sócios. A inauguração do bar contou com uma exposição de ilustrações de Miécio Caffé, uma figura importante na música brasileira, tanto como artista como enquanto colecionador de discos.
Embora tenha ficado conhecido pela população como “Clube do Choro” nessa época, o local se configurou como um estabelecimento comercial, havendo propostas distintas da versão anterior do Clube do Choro (de 1977 a 1979). Alguns músicos membros da versão anterior eram contratados regularmente para tocar no bar.
Altman, por ocasião do aniversário de Miécio Caffé, promoveu o fechamento da Rua João Moura para a realização de shows a céu aberto, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, configurando-se assim a Rua do Choro, evento semanal que durou seis anos, de 1984 a 1989. Pelo evento passaram nomes importantes da música brasileira, como o Época de Ouro, Carlos Poyares, Altamiro Carrilho, Elizeth Cardoso, Paulo Moura, Djavan, Paulinho da Viola. A rua do Choro na João Moura também acolhia músicos e grupos de outras vertentes, obtendo grande sucesso perante o público e a imprensa. Altman também promoveu o festival Chorando Alto, com o encontro entre músicos de choro e músicos de outras linguagens que compõem choro, como Edu Lobo, Tom Jobim, entre outros. Ainda segundo Souza (2009), o bar Clube do Choro contribuiu para a profissionalização dos músicos do próprio cenário do choro na capital. Altman tornou-se um empresário atuante na noite paulistana, tendo inaugurado várias casas noturnas de sucesso na zona oeste de São Paulo.
Informações Complementares
O Clube do Choro de São Paulo teve quatro versões em diferentes épocas desde seu surgimento, com constituições jurídicas e sociais diversas. Para saber mais, consulte também as fichas: Clube do Choro de São Paulo (1977-1979) e Clube do Choro de São Paulo (desde 2015).
Referências
Bueno, Izaías. Depoimento à equipe de pesquisa em 25 maio 2021.
Especial do choro paulistano. programa da Rádio Cultura Brasil AM. Disponível em: http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/galeria/arquivo/especial-do-choro-paulistano. Acesso em 22 mai. 2021
SOUSA, Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de. O clube do choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970. São Paulo, Dissertação de Mestrado, UNESP, 2009.